Programa de Residências Artísticas I – “Espanto”

AlgoRítmico
Prémio Literário Albertino dos Santos Matias
AlgoRítmico
Prémio Literário Albertino dos Santos Matias

Entre os dias 16 e 19 de fevereiro de 2022, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL deu início ao Programa de Residências Artísticas de 2022, com os artistas Ana Madureira, Vahan Kerovpyan e Marta Figueiredo. Ao longo da semana, esta equipa criativa teve oportunidade de fazer as primeiras experiências de texto, movimento, música, cenário e figurino para o processo de criação do espetáculo “Espanto”, que será apresentado na FLL, no mês de maio, para famílias e para todos os alunos do 1º CEB.

A residência artística terminou com um ensaio aberto informal, ao qual assistiram cerca de 30 pessoas, cujos comentários, críticas, interpretações e opiniões permitiram uma conversa final muito enriquecedora e inspiradora. Todos saíram com vontade de regressar em maio para conhecer o espetáculo, que põe em cena um espantalho e um corvo, para refletir sobre a liberdade, apelando aos espíritos atentos e perguntadores e à importância da ligação cabeça-coração-ação.

O Programa de Residências Artísticas continuará, ao longo do ano, com o Teatro de Ferro, no verão, e com Fernando Mota, no outono, cujos projetos finais farão parte da programação de 2023.