LAPA DO LOBO ALDEIA CULTURAL
Apoios Estudantis

Entre os dias 30 de maio e 7 de junho de 2022, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL apresentou “Big Bang Boom!”, com a ilustradora Margarida Botelho, num conjunto de três atividades de ilustração para bebés e crianças: 20 oficinas para alunos do Ensino Pré-Escolar, uma ação de formação para agentes educativos (e outros interessados) e uma oficina para famílias, abrangendo um total de 571 pessoas.  

Este projeto partiu da criação do universo como metáfora, celebrando o nascimento e o crescimento através da ilustração livre em grande escala, com música e movimento. As cores naturais feitas a partir de vegetais, frutas e especiarias foram a matéria para exercícios de expressão e explosão, com recurso a diferentes materiais, texturas, formas e pesos.  

As reações foram de enorme surpresa e entusiasmo, por parte da maioria das crianças e dos adultos, que se divertiram a experimentar alguns elementos essenciais do desenho (o ponto, a linha, o círculo), assim como figuras da temática do universo (o sol, os planetas, as órbitas), na Galeria de Exposições da FLL, totalmente forrada a papel de cenário.

Algumas educadoras partilharam opiniões, como: “Foi uma experiência extraordinária”, “Esta foi das melhores atividades que fizemos aqui”, “Devíamos fazer isto mais vezes!” ou “Foi mesmo divertido”. Várias pessoas entraram na sala e de imediato disseram: “Cheira a pássaros!”. Uma menina, de 4 anos, despediu-se com um abraço e a frase: “Esta festa foi excelente!” e um menino, de 6 anos, agradeceu desta forma: “Obrigado por nos fazeres divertir”.

Deste projeto, nasceu ainda o livro com o mesmo nome, que foi disponibilizado e autografado pela autora para quem manifestou interesse.

Para além de criar experiências criativas e afetivas para a infância e a família, este conjunto de atividades pretendeu proporcionar a descoberta e a partilha do desenho espontâneo; estimular competências expressivas e criativas, através da experimentação plástica; promover o ser e o estar em grupo e em família; sensibilizar para a importância da criatividade e da imaginação no desenvolvimento de competências; estimular espaços mais livres e democráticos para a relação educativa e de ensino-aprendizagem; contribuir para a criação de técnicas, metodologias e recursos didáticos interessantes e inovadores; promover a aprendizagem contínua.