Oferta Cultural

A oferta cultural da Fundação Lapa do Lobo é um dos eixos principais da sua atuação e obedece a uma programação anual atenta e cuidada que se caracteriza por ser eclética, democrática e de acesso livre. Ao longo dos anos tem vindo a conquistar um público variado, cada vez mais vasto e fiel, quer da comunidade local quer da região.

Para além das propostas culturais diretamente geradas pelo Projeto Alcateia (Serviço Educativo), pela Biblioteca e pela Galeria de Exposições oferece ainda um conjunto variado de outras atividades, organizadas pela Fundação ou, por vezes, por outras entidades com o seu apoio, que constituem no seu conjunto a Agenda cultural anual.

Esta Agenda é divulgada quadrimestralmente, quer online quer em suporte papel, e inclui uma diversidade de opções sob a forma de exposições, espetáculos (música, teatro, etc.), apresentações de obras literárias, sessões de poesia, ações formativas, colóquios, etc.

De entre estas propostas destacam-se alguns projetos regulares, anuais, que a Fundação programa e ou apoia desde o início da sua atividade:

• “Audições do Grupo de Cordas e do Grupo da Iniciação Musical”- os alunos que frequentam as aulas de iniciação musical, violino e guitarra clássica apresentam-se ao público em três audições anuais (Natal, Páscoa e Final de Ano Letivo), mostrando o resultado do trabalho desenvolvido junto dos pais, familiares e comunidade local.
  • “Grande Concerto da Primavera” - inicialmente denominado "Encontro de Música de Câmara", este Concerto envolve as quatro Bandas Filarmónicas apoiadas pela Fundação, a saber Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar, Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias, Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e Sociedade Musical de Santo António de Carvalhal Redondo. Com este evento, pretende-se criar oportunidades de salutar encontro, partilha e convívio entre os grupos, assim como desafiá-los a interpretar temas fora do seu reportório habitual.
  • “Festas de Santo António” - com o intuito de recuperar uma tradição esquecida da aldeia, a Fundação Lapa do Lobo juntou-se a outras forças vivas locais, nomeadamente a ADCL - Associação Desportiva e Cultural Lapense e a Junta de Freguesia, para criarem uma Comissão Organizadora das Marchas Populares de Santo António. Sendo esta uma festa de cariz popular, envolve a população, trazendo para a rua a marcha com os seus marchantes trajados a rigor acompanhados pelos cantores, que desfilam até ao Terreiro das Almas, local onde se apresentam as coreografias preparadas nos meses anteriores, entre a quermesse, o palco de festas, os comes e bebes, o chafariz enfeitado pelo secular Santo António e a tradicional fogueira de rosmaninho.
  • “Pensar Alto” - uma iniciativa do Clube da Oralidade do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, cuja mentora é a Professora Doutora Carla Marques, que, a cada ano, conta com a participação de cerca de um grupo de jovens do Ensino Secundário. Através de um tema que lhes é lançado, os participantes desenvolvem um discurso argumentativo, apresentando ao público o seu ponto de vista, recorrendo a estratégias e recursos de comunicação previamente exercitados. Pretende-se, assim, estimular competências de expressão e de comunicação, como falar em público, expressar ideias e pensamentos próprios, defender argumentos e treinar o espírito crítico.
Consulte a programação em AGENDA.