Projeto Alcateia > Apresentação

O Projeto Alcateia – Serviço Educativo é um conceito de intervenção cultural que decorre da missão da Fundação Lapa do Lobo, no sentido de democratizar o acesso às artes e outras áreas do conhecimento, sobretudo por parte de crianças e jovens.

Este projeto assume-se, assim, como mediador no processo de sensibilização e criação de hábitos culturais, quer através de um trabalho continuado com as escolas, quer através de uma relação próxima com as famílias.

A designação ‘alcateia’ foi escolhida por associação ao lobo, figura identitária da Fundação Lapa do Lobo (no nome e na imagem), mas também pelas possibilidades dos seus sentidos semântico: grupo, coletivo, comunidade, e metafórico: alerta, relação, comunicação.

Missão

O Projeto Alcateia – Serviço Educativo tem como missão criar uma oferta cultural regular, junto da comunidade em geral e de públicos-alvo específicos, como escolas, famílias e jovens.

Este Projeto pretende promover experiências significativas de aprendizagem, em torno de conteúdos, contextos e ações no domínio das artes e da sua relação com outras áreas do conhecimento. Em simultâneo, procura criar espaços e tempos lúdicos de criatividade, discussão e partilha, através da criação e da programação de atividades educativas.

Pressupostos de Ação

• Conceber a educação não formal como dimensão fundamental do processo de aprendizagem ao longo da vida;
  • Reconhecer a dimensão cultural, social e emocional da aprendizagem;
  • Considerar o papel ativo e criador do indivíduo na construção do conhecimento;
  • Respeitar os diferentes tipos, ritmos e modos de aprendizagens e inteligências;
  • Identificar a educação pela arte como um processo de desenvolvimento da criatividade e da capacidade de expressão e de comunicação;
  • Encarar as expressões artísticas como elementos integrantes da formação humana.