Projeto Alcateia > Programação

• José Tolentino Mendonça, "O pequeno caminho das grandes perguntas"
    Precisamos de reencontrar o espanto. (…) O espanto obriga-nos a uma revisão do que sabemos de nós próprios e do mundo. Obriga-nos a recomeçar, como se fosse um nascer. O amor, o conhecimento, a poesia ou a santidade principiam com ele.
    José Tolentino Mendonça, "O pequeno caminho das grandes perguntas"
O dicionário define “espanto” como assombro, pasmo, surpresa, desassossego, maravilha e medo. Todos estes sinónimos têm em comum uma certa inquietação e um sentido de mudança, que os últimos tempos têm provocado no mundo e na vida de cada um. Mas esta inquietação e esta mudança podem ser direcionadas para um recomeço melhor ou maior, como sugere Tolentino Mendonça.

Também o heterónimo Alberto Caeiro nos fala do “pasmo inicial”, que o faz sentir “nascido a cada momento/Para a eterna novidade do mundo”. É a nossa atenção à novidade do mundo que alimenta a nossa capacidade de espanto. E a arte traduz de forma sensível aquilo que à nossa volta principia e se move.

A programação do Projeto Alcateia para 2022 procura refletir este exercício, através de propostas que colocam a observação da realidade no centro da criação e da fruição artística e cultural, com questões universais e elementares: a relação do Homem com a Natureza, a origem do Mundo e da Vida, o papel da liberdade e da responsabilidade individual, as formas de tradução e modelação do conhecimento, a organização social do tempo de trabalho e de lazer, o autoconhecimento e a relação com pessoas e lugares…

Estas questões são aqui abordadas, quase sempre, como metáforas, potenciadas pelo cruzamento de diferentes linguagens ou áreas do conhecimento: poesia, música e cinema; música, cinema e matemática; desenho e música; teatro, música e dança; teatro e literatura; etc. Em todos os casos, o desafio é (re)encontrar o espanto no contacto com cada objeto artístico, pois, como escreveu o filósofo alemão Adorno: “Espanto é um longo e inocente olhar sobre o objeto.”

Objetivos Específicos

• Privilegiar o regresso do público escolar aos espaços da FLL;
  • Apoiar Residências Artísticas de Pesquisa e/ou Criação associadas a projetos de programação;;
  • Promover projetos de cruzamento entre diferentes linguagens artísticas e/ou áreas de conhecimento;
  • Dar continuidade à oferta regular e diversificada para públicos distintos: escolas (todos os níveis de ensino), famílias, agentes educativos, crianças/jovens e outros públicos ocasionais.

Atividades

Para conhecer as atividades do Projeto Alcateia 2022 consulte a respetiva AGENDA