Fado de Coimbra

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Fado de Coimbra

11 Maio 2019 | 21:30

Quem chega e pousa o olhar sobre a colina sagrada, atravessando as águas do Mondego, vencida a pon- te de Santa Clara, encontra uma ci- dade intemporal, tão antiga como a língua portuguesa a que deu forma e espalhou pelas sete partidas do mundo. A língua que é, ainda, um dos nossos mais valiosos patrimónios. A língua em que Camões escreveu “Os Lusíadas”. Coimbra e a sua música são a capital do amor em Portugal. O Fado Ao Centro nasceu para ser garante e âncora desta tradição com raízes fundas e sólidas, dando-lhe a forma presente e anunciando um futuro a haver. No espetáculo que os seus músicos propõem, está toda esta tradição, mas está também o presente e o fu- turo da alma coimbrã, única e sem tempo. Em palco, o espírito a que os músicos se entregam é o da verda- deira, da genuína serenata de Coimbra. Onde querem encontrar-se com todos quantos vierem ouvi-los.

O Fado Ao Centro é um projeto cultural, criado em 2011 e dinamizado por músicos, que tem por missão a divulgação e promoção do Fado de Coimbra, a nível nacional e internacional.

A sua atividade consiste, sobretudo, na realização de Espetáculos de Fado de Coimbra na Casa Fado ao Centro – o Centro Cultural / CasadeFados,emCoimbra,eumpoucopor todo o país, assim como além-fronteiras. Mais recentemente, foi enriquecida com a criação de uma Escola de Fado e Guitarra, e de uma Oficina de Construção de Instru- mentos.

Ao longo dos últimos anos tem realizado inúmeros espetáculos, de Norte a Sul do país, em diversos tipos de eventos e festividades, assim como em algumas das mais prestigiadas salas de espetáculos de Portugal. No estrangeiro, tem vindo a realizar digressões em vários países, estando previstas para o presente ano atuações em: Cabo Verde, Canadá, Alemanha, Holanda, Áustria e França.

Conta já com quatro álbuns editados, tendo o segundo sido distinguido com o Prémio “Edmundo de Bettencourt” para o melhor disco de Fado de Coimbra 2010- 2012 (atribuído em 2013 pela Câmara Mu- nicipal de Coimbra).

O Fado Ao Centro, foi distinguido, no mesmo ano, pelo jornal Inglês The Guardian, como “um dos 15 locais de vi- sita obrigatória em Portugal” (http://www.theguardian.com/travel/2013/mar/15/portugal-holidays-city-breaks-beach), em 2014, como a Instituição Cultural Zona Centro, vencendo o Prémio Cultural AS BEIRAS 2014.

HUGO MARTINS nasceu no Porto em 1990, tendo iniciado os seus estudos de canto em 2009 na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. No mesmo ano ingressou no Grupo de Fado ‘Rapsódia’, com o qual realizou diversas atuações em Portugal, destacando-se os principais eventos académicos pelo país. Apresentou-se ainda em alguns dos mais prestigiados palcos em Portugal, como Coliseu dos Recreios, CCB ou Casa da Música e em concertos no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Moçambique, Estados Unidos e Canadá. Desde 2013 que faz parte do grupo de músicos residentes da Associação Cultural ‘Fado ao Centro’ e iniciou em 2018 um projecto de música pop a solo.

HUGO GAMBOIAS nasceu em Coimbra em 1988 e iniciou muito jovem o estudo da guitarra portuguesa com Ricardo Dias. Em 2011 integra as escolas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e nesse mesmo ano começa a acompanhar alguns dos nomes de referencia do Fado de Coimbra. Em 2012 inicia a colaboração com o Fado ao Centro onde é hoje um dos músicos residentes. No ano de 2013 depois de concluir o mestrado em arquitetura, ingressa no curso de música da Escola Superior de Educação de Coimbra. É atualmente membro do projeto musical Pensão Flor e tem colaborado com diver- sos músicos de nomeada como Fáfá de Belém. Para além de guitarrista é também compositor e participou na execução de bandas sonoras em diversos trabalhos cinematográficos. Apresentou-se em alguns dos mais prestigiados palcos em Portugal, como CCB ou Casa da Música e no estrangeiro em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Brasil.

DIOGO PASSOS Natural da Maia, iniciou a sua formação musical em Piano no Centro Cultural e Musical em Santo Tirso, transitando posteriormente para a Guitarra Clássica onde foi aluno do Professor Óscar Flecha. Par- ticipou em diversas masterclass com nomes com Dejan Ivanovic ou Miguel Carvalhinho e estudou ainda com Amadeu Magalhães e Rui Poço Ferreira. Concluiu em 2014 a Licenciatura em Música (ramo de Contextos Especiais) na Escola Superior de Educação de Coimbra. Foi Regente Artístico da Estudantina Universitária de Coimbra, fundador do Grupo de Fado Canto da Noite e membro integrante do Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. Já acom- panhou nomes como Né Ladeiras, Vitorino, Janita Salomé. Colabora activamente na promoção do Fado de Coimbra, actuando com regularidade semanal em diversos lo- cais da Cidade de Coimbra, a nível nacional e internacional. É Professor de Guitarra Clássica na Escola de Música do Fado ao Centro, Professor de Guitarra Clássica e Director da Escola de Música dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra desde 2015

FOTOGRAFIA DR

HORÁRIO 21h30