Galeria

Enquanto espaço da Fundação Lapa do Lobo dedicado a exposições por excelência, a Galeria pretende servir propósitos culturais muito concretos. A organização de mostras diversas, promoção de artistas da região, cedência de espaço para organizações e eventos locais são alguns dos objetivos máximos deste espaço.

Uma vez inserida num meio maioritariamente rural e com pouca oferta cultural, a Galeria da Fundação Lapa do Lobo tem vindo a apresentar uma programação heterogénea com propostas que passam pela música, pela pintura, escultura e até artesanato regional. Atrair e sensibilizar todo o público, de variadas idades e características tem sido um desafio constante com resultados já bastante positivos num ano e meio de existência.

Embora seja um espaço de exposições por excelência, a Galeria tem ambições que ultrapassam a estanquicidade do espaço físico. Muitas das temáticas da programação são estudadas e complementadas com atividades diversas, sempre com o propósito de desmitificar o conceito elitista e distanciado por vezes inerente a estes espaços.

Exemplos concretos destas atividades são as sessões de inauguração que se realizam antes de cada exposição, sessões essas abertas ao público em geral e sempre com a presença do artista de modo a gerar alguma proximidade, alguma intimidade e quebrar a barreira institucional artista-público.

Outro caso de sucesso é a participação das escolas, que sempre que visitam as exposições têm o acompanhamento gratuito de uma funcionária da Fundação, disponível para esclarecer dúvidas ou prestar informações sobre a exposição.

Sempre que possível procura-se ainda aliar atividades de ar livre às temáticas expostas, como foi o caso da Ação de Prevenção Rodoviária dinamizada pela GNR a propósito da exposição “Civilização Ativa: PSR – Prevenção e Segurança Rodoviária”, ou da iniciativa “Arte a Céu Aberto” repetente este ano, em que durante um fim de semana seis artistas pintam pela aldeia, convidam as pessoas a participar e no final expõem os seus trabalhos.

Com todas estas iniciativas distintas, a Galeria pretende gradualmente adquirir um estatuto de espaço familiar aberto ao público, um local onde as pessoas possam aprender, descobrir ou simplesmente respirar arte.

Consulte a programação da Galeria em Agenda/Galeria
Fotografias de atividades realizadas em Galeria de Imagens
Responsável pela Galeria: Mariana Batalha Torres (Mariana Batalha Torres)
Contacto: mariana.torres@fundacaolapadolobo.pt