>Fundos
>Horário de Funcionamento
>Regulamentos

A Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo (BFLL) é uma estrutura de apoio educativo, cultural e social da Comunidade, aberta ao público e de acesso gratuito, que tem como principais objetivos:

• – apoiar e promover os objetivos da Fundação Lapa do Lobo
  • – promover atividades de lazer ligadas à leitura e à escrita
  • – desenvolver nos utilizadores competências e hábitos de trabalho relacionados com o tratamento da informação.

Inclui o Espaço Cibernético, onde é possível realizar consultas na Internet ou fazer trabalhos nos computadores que se encontram à disposição dos utilizadores de acordo com as respetivas normas de utilização.

Com quase um milhar de documentos, a Biblioteca oferece um acervo diverso e apropriado às mais variadas idades, que vão desde as monografias aos registos áudio e vídeo, passando pelos periódicos.

A Biblioteca desenvolve uma série de atividades de divulgação e de incentivo à leitura e à utilização do livro como agente fundamental de enriquecimento cultural que se inserem no Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL.

A programação 2011/2012, a decorrer, tem por objetivo aproximar o livro de alguns públicos-alvo específicos, especialmente a população adulta local, ativa ou inativa, mas também as crianças e jovens em idade escolar. Dessa forma estão a ser desenvolvidas ao longo do ano algumas atividades, de que são exemplo “O Lobo da Lapa – livro coletivo”, as “Rádio-Novelas” e as diferentes “Oficinas” de escrita e leitura criativas, que abrangem públicos com diferentes idades.

A utilização da Biblioteca pressupõe uma prévia inscrição como leitor e o cumprimento das respetivas regras de funcionamento e de utilização. O catálogo, assim como todos os serviços disponibilizados podem ser consultados online, no sítio da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo

Fundos

Para além do Fundo Geral, a Biblioteca possui também o Fundo História Local e Fundo Natália Miranda.

O Fundo História Local é constituído por mais de meia centena de documentos sobre a região de Viseu, mais particularmente sobre os concelhos de Nelas e Carregal do Sal. Neste fundo, encontramos não só monografias sobre a nossa região, como também livros de poesia, prosa e investigações da autoria de autores locais.

O Fundo Natália Miranda, oferecido pela própria autora, disponibiliza ao leitor um conjunto de livros, que vão desde a poesia aos Manuais Escolares. Natural de Canas de Senhorim, Natália Miranda ofereceu à Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo um valioso acervo que pretendemos partilhar com a comunidade.

Os documentos presentes nesses dois Fundos Documentais podem ser consultados em Opções/Bibliografias, no sítio da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo.

2ª feira: 10h30m – 12h30m e 14h30m – 18h00m
3ª a 6ª feira: 09h30m – 12h30m e 14h30m – 18h00m
Sábado: 10h00m – 13h00m e 15h00m – 18h00m
Encerra aos Domingos e Feriados

Regulamentos

Consulte as normas e regras da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo.

Os menores de 18 anos, para utilizarem a Biblioteca e o Espaço Cibernético, necessitam de autorização dos Pais ou Encarregado de Educação.

Consulte a programação do Projeto Alcateia, onde se inserem as atividades da Biblioteca, em Agenda/Projeto Alcateia

Fotografias de atividades realizadas em Galeria de Imagens

Responsável pela Biblioteca – Rui Fonte (consulte Fundação/Equipa)

Contacto: biblioteca@fundacaolapadolobo.pt