Projeto Alcateia

>Missão
>Balanço 2011
>Objetivos 2012

Projeto Alcateia – Serviço Educativo é um conceito de intervenção cultural que decorre da missão da Fundação Lapa do Lobo, no sentido de contribuir para o objetivo geral de “melhoramento dos índices de cultura, informação e bem-estar das populações da Lapa do Lobo em primeiro lugar e das populações dos concelhos de Nelas e de Carregal do Sal em segundo lugar”.

A designação ‘Alcateia’ foi escolhida por associação ao lobo, figura identitária da Fundação Lapa do Lobo (no nome e na imagem), mas sobretudo pelas possibilidades dos seus sentidos semântico (grupo, coletivo, comunidade) e metafórico (alerta, relação, comunicação).

O Projeto Alcateia procura criar oportunidades de aprendizagem e lazer, através das artes, junto da comunidade em geral e de públicos-alvo específicos, considerando as suas necessidades, expectativas e motivações.

Este projeto funciona como mediador entre o público e o objeto artístico, promovendo lugares de encontro que potenciem o desenvolvimento de competências cognitivas, críticas, criativas, sociais e afetivas.

Neste sentido, define-se como um espaço de criação e de programação de atividades, projetos e objetos, cujos conteúdos são trabalhados considerando as características do território e das populações: patrimónios histórico, civil, cultural, natural e humano.

O Projeto Alcateia pretende ainda envolver outros agentes dinamizadores locais, como grupos associativos, organismos culturais (bibliotecas, museus, auditórios…) e universo escolar.

Missão

Projeto Alcateia – Serviço Educativo tem como missão criar uma oferta cultural regular dirigida às comunidades da Lapa do Lobo, do concelho de Nelas e do concelho de Carregal do Sal.

Projeto Alcateia pretende promover experiências significativas de aprendizagem, em torno de conteúdos, contextos e ações no domínio das artes. Em simultâneo, procura criar espaços e tempos lúdicos de criatividade, discussão e partilha, na e com a comunidade.

A missão deste Serviço Educativo desenvolve-se segundo os seguintes pressupostos de ação:

• – Conceber a educação não formal como dimensão fundamental do processo de aprendizagem ao longo da vida
    • -Reconhecer a dimensão cultural, social e emocional da aprendizagem
    • – Considerar o papel ativo e criador do indivíduo na construção do conhecimento
    • – Respeitar os diferentes tipos, ritmos e modos de aprendizagens e inteligências
    • – Identificar a educação pela arte como um processo de desenvolvimento da criatividade e da capacidade de expressão e de comunicação
    • – Encarar as expressões artísticas como elementos integrantes da formação humana.

Consulte a programação do Projeto Alcateia em Agenda/Projeto Alcateia
Fotografias de atividades realizadas em Galeria de Imagens