Outros Eventos

 

 

CONCERTO MUSICAL | Coro Mozart
27 JANEIRO
O Coro Mozart nasce em Viseu, em 2005. Tem atualmente cerca de 70 coralistas. Interpreta todo o seu repertório (orquestrações previamente gravadas) a 4, ou mais vozes. Tem no seu percurso mais de 600 concertos. 10 DVD gravados.
2006: Prémio Anim’arte Produção Artística (GICAV).
2010: vence o concurso nacional André Sardet, promovido pela RFM. No mesmo mês, gravou com o músico André Sardet a música de Natal 2009 deste: “É Natal no Mundo de Cartão”.
2011: Concerto para a fundação norte-americana TED — tendo sido inclusivamente convidado para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Coros Juvenis (nos Estados Unidos da América) e no Campeonato Mundial de Coros Juvenis (que se realizou na Rússia).
2014: Reconhecimento de Mérito Cultural 2014 (Câmara Municipal de Viseu).
2015: Convidado pela Distinguished Concerts International New York para atuar em 2016 no Carnegie Hall, em Nova Iorque — interpretando obras do compositor Karl Jenkins.
CORO MOZART: «…quality and high level of musicianship demonstrated by the singers as well as the high quality of their audition recording […]. These wonderful musicians not only represent a high quality of music and education, but they also become ambassadors for the entire community…» (Jonathan Griffith, Artistic Director and Principal Conductor for Distinguished Concerts International New York).
2016: Grau de Comendador (Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco).
www.coromozart.com
DIREÇÃO ARTÍSTICA Prof. Doutor Dionísio Vila Maior
HORÁRIO 21h30
LOCAL Centro Cultural de Carregal do Sal
ENTRADA LIVRE

 

UM CAPÍTULO SOBRE… REDES SOCIAIS | Tertúlia literária CONVIDADOS ESPECIAIS Miguel Raposo e Catarina Miranda
17 FEVEREIRO
É o regresso das tertúlias literárias à Fundação Lapa do Lobo na 8a edição de “Um capítulo sobre…”. Desta vez, a conversa é sobre as Redes Sociais. Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube… Todos nós conhecemos estas plataformas, mas faremos bom uso delas? Os convidados para esta sessão – Miguel Raposo, autor do livro “Torna-te um Guru das Redes Sociais”, e Catarina Miranda, Locutora da Rádio Comercial – vão ajudar-nos a descobrir a melhor forma de utilizar a Internet e as Redes Sociais a nosso favor.
COORDENAÇÃO E APRESENTAÇÃO Rui Fonte
CONVIDADOS ESPECIAIS Miguel Raposo e Catarina Miranda
PÚBLICO‐ALVO Todos os públicos
HORÁRIO 21h30
LOTAÇÃO 80 lugares
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

CINEMA | “Todos os sonhos do mundo” de Laurence Ferreira Barbosa
24 FEVEREIRO
Os emigrantes portugueses em França e a sua romaria a Portugal todos os Verões são o motor de Todos os Sonhos do Mundo. Sem folclore, a realizadora Laurence Ferreira Barbosa apresentanos Paméla, uma adolescente filha de emigrantes portugueses em França que toca piano e fala francês – além de ter o sonho de abrir uma pista de gelo em Montalegre.
O filme é uma coprodução entre Portugal e França, conta com um elenco de atores não profissionais – como Paméla Ramos, a protagonista, descoberta por Laurence, e tem assinatura, na banda sonora, do músico português David Santos, que assina como noiserv.
REALIZAÇÃO Laurence Ferreira Barbosa
DURAÇÃO 108 minutos
PÚBLICO ALVO M/12 anos
HORÁRIO 21h30
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL
PARCERIA Cine Clube de Viseu
ENTRADA LIVRE

 

ELOS DE LEITURA | Festa literária de Nelas*
04 a 10 MARÇO
Como habitual, abril é mês de revolução literária no concelho de Nelas. A Rede de Bibliotecas de Nelas, da qual faz parte a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo, organiza a 3a edição dos “Elos de Leitura: Festa literária de Nelas 2018”. Uma semana com as mais variadas atividades ligadas aos livros e à leitura: Oficinas, Palestras, Feiras do Livro, Teatro, Concertos, Encontro de autores, entre outras, das quais destacamos os Leitores do Fraque – cobradores da leitura; Livra-te – mercado de trocas de livros; Canteiro das Palavras – sementeira poética e Reler – Oficina de papel reciclado.
ORGANIZAÇÃO Rede de Bibliotecas de Nelas
PÚBLICO‐ALVO Todos os públicos
HORÁRIO de acordo com a atividade
LOTAÇÃO de acordo com a atividade e o local
LOCAIS Parceiros da RBN e outros lugares do concelho de Nelas

 

CONCERTO MUSICAL | Trio Porteño convida… Ricardo Neves “Uma viagem sonora que tem como ponto de partida o Nuevo Tango”
GRUPO Davide Amaral, Filipe Ricardo, António Justiça CONVIDADO Ricardo Neves (voz)
10 MARÇO
Fundado por Filipe Ricardo, António Justiça e Davide Amaral em 2013, o Trio Porteño procura explorar uma combinação instrumental pouco convencional, duas guitarras e uma concertina. A viagem musical do grupo tem como ponto de partida o Nuevo Tango argentino, tendo como referências os incontornáveis Astor Piazzolla e Carlos Gardel. São vários os palcos em Portugal e Espanha por onde o Trio tem passado e em 2016 estrearam uma série de apresentações com o cantor Ricardo Neves. Cientista reconhecido, Ricardo Neves sempre teve no canto uma forma forte de se exprimir, tendo-se destacado nos inúmeros concertos e concursos com a Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro.
FILIPE RICARDO, Águeda, 1974, músico, professor, compositor, produtor. Licenciado pelo Instituto Superior Jean Piaget de Viseu.É membro fundador do grupo Danças Ocultas com o qual gravou vários discos. Paralelamente a este grupo, desenvolveu outros projetos relacionados com música para dança e também musicoterapia.
ANTÓNIO JUSTIÇA, Ílhavo, 1979, músico, professor. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro e na Universidade de Aveiro. Gravou com o Síntese, Grupo de Música Contemporânea em 2010 e tocou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
DAVIDE AMARAl, Águeda, 1979, músico, professor. Licenciado pela Universidade de Aveiro em Ensino de Música. É autor do livro “PIMA – 20 peças de iniciação à guitarra” editado pela AVA – Musical Editions
HORÁRIO 21h00
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

PALESTRA | Referências menos conhecidas do universo queirosiano
24 MARÇO
TEMAS Eça de Queirós, um agitador no Brasil; Eça de Queirós em Cuba; O desporto na vida e na obra do escritor; O autor em família.
PALESTRANTE Dr. César Fonseca Veloso
Nome literário: César da Fonseca Veloso / José Fernandes (pseudónimo) Natural do Concelho de Carregal do Sal (Travanca de S. Tomé)
Nascido em Agosto de 1935, reside em Lisboa desde 1963
PERCURSO ESCOLAR
Ensino primário: Laceiras 1941 / 42; Travanca de S. Tomé 1942 / 43 – Vila de Carregal do Sal 1943 / 45
Ensino secundário: Colégio Nun ́Álvares de Carregal do Sal 1945 / 50
Magistério primário: Escola do MP de Viseu 1951 / 53
Ensino superior: Faculdade de Direito Univ. Coimbra 1960 /63; Faculdade de Direito Univ. Clássica Lisboa 1964 / 65 Post licenciatura: Especialização em «maritime law» Univ. Southampton 1980
ATIVIDADES DE ÍNDOLE CULTURAL
Membro fundador e depois Presidente da Direção do Círculo Cultural de Carregal do Sal, associação fundada por iniciativa do Dr. Luís de Almeida Melo que dentro dela criou uma galeria de arte moderna, hoje exposta, com o seu nome, no Museu Soares de Albergaria daquela vila – 1960 a 1995 ;
Vice- Presidente da Direção do Centro Cultural Eça de Queirós, (CCEQ) desde 2008 ;
Membro louvado da Confraria Queirosiana, desde 2014 ;
Ensaísta sobre temas literários, ligados sobretudo à obra de Eça de Queirós, ao desporto e ao nordeste brasileiro, lidos no Colóquio Luso – Brasileiro dos Olivais, organizado anualmente pelo CCEQ, e publicados designadamente na Revista desta última associação.
Autor da obra de ficção «Oitentações», de 2016.
HORÁRIO 21h30
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL
ENTRADA LIVRE

 

LAPA SAUDÁVEL | Rastreios e Danças de Salão | DANÇAS DE SALÃO Todas as 4a feiras (pré-inscrição)
RASTREIO 17 MARÇO
A Fundação Lapa do Lobo continua com o projeto “Lapa Saudável”, que visa proporcionar à população as condições necessárias para adquirir e manter hábitos de vida saudáveis, através do aconselhamento e acompanhamento nutricional, da vigilância de fatores de risco, dos rastreios visual e auditivo e de atividades ligadas à prática de exercício físico.
– Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar;
– Sociedade Musical de Santo António de Carvalhal Redondo
COORDENAÇÃO Rui Fonte PROF. DANÇA Luís Leitão
ENFERMEIRA Sofia Amaral
NUTRICIONISTA Nadine Silveira
OPTOMETRISTA Marina Monteiro
AUDIOLOGISTA Nuno Lopes
PÚBLICO‐ALVO Maiores de 18 anos
HORÁRIOS Rastreio 09h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00 | Danças de Salão 18h30 às 20h30
LOCAL Edifício do Jardim de Infância da Lapa do Lobo

 

PRÉMIO LITERÁRIO ALBERTINO DOS SANTOS MATIAS Melhor conto 2018*
02 ABRIL a 29 JUNHO
Muitas pessoas têm a aspiração de editar um livro. Escrevem e, no mais das vezes, guardam os seus escritos numa gaveta ou na pasta do computador, que visitam periodicamente, como se de um compromisso se tratasse. Leem nas próprias palavras o reflexo de um sonho que se dissipa dia após dia. Crentes que, na área de abrangência da FLL, existem escritores de qualidade, o “Prémio Literário Albertino dos Santos Matias”, para melhor conto, é uma forma de divulgar e premiar a capacidade de escrita dos participantes, mas também uma forma de homenagear uma das personalidades mais emblemáticas da Lapa do Lobo.
APRESENTAÇÃO DO CONCURSO 05 de março
RECEÇÃO DOS TEXTOS 02 de abril a 29 de junho
ANÚNCIO DO VENCEDOR 21 de setembro
PÚBLICO-ALVO a partir dos 16 anos
LOCAL Fundação Lapa do Lobo

 

GRANDE CONCERTO DA PRIMAVERA
21 ABRIL
BANDAS CONVIDADAS:
– Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato;
– Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias;
– Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar;
– Sociedade Musical de Santo António de Carvalhal Redondo
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Contracanto Associação Cultural
HORÁRIO 21h30
LOCAL Centro Cultural de Carregal do Sal
ENTRADA LIVRE