Outros Eventos

21 SETEMBRO / Sexta-feiraPRÉMIO LITERÁRIO Albertino dos Santos MatiasMelhor conto 2018*
O Dia Mundial da Paz é o dia esco- lhido para anunciar o vencedor da 1a edição do Prémio Literário Albertino dos Santos Matias – melhor conto 2018. Como já se referiu, este Prémio Literário é uma forma de divulgar e premiar a capacidade de escrita dos participantes, mas também uma homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da Lapa do Lobo. Se o Júri deliberar atribuir todos os prémios, o vencedor do melhor conto ganha uma Viagem a Londres e vê o seu trabalho editado num livro que inclui os cinco melhores textos da 1a edição do Prémio Literário Albertino dos San- tos Matias.
JÚRI
1. Fernando Pinto dos Santos (Filho do Albertino dos Santos Matias. Ex-embaixador em vários países).
2. Carla Marques (Prof. Português do AE Carregal do Sal. Doutorada em Comunicação pela FLUC).
3. Nuno Camarneiro (Escritor, professor universitário, investi- gador, vencedor prémio Leya 2012).
4. Carlos Torres (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Lapa do Lobo).
5. Rui Fonte (Coordenador da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo).
LOCAL Fundação Lapa do Lobo

01 a 31 OUTUBRO
POESIA À PORTA
Poemas dispersos
Um poema tem a força de nos am- parar e a bondade de nos acolher nas suas palavras, como se fossem braços que nos envolvem ou paredes que nos protegem. São abrigos, os poemas. Refúgios para onde escapamos. Casas que habitamos. “Poesia de porta em porta” é um conjunto de poemas impressos, dispersos pe- las habitações da Lapa do Lobo, que resultam numa instalação poética e farão da Lapa do Lobo uma aldeia poética”, resultando num itinerário que permita ao visitante conhecer a Lapa do Lobo através da poesia.
CRIAÇÃO Rui Fonte
CONCEÇÃO Sr. Rui
PÚBLICO‐ALVO Todos os públicos
LOCAIS Ruas e casas da Lapa do Lobo

13 OUTUBRO / SábadoINAUGURAÇÃO
DA EXPOSIÇÃO
“Estranha Forma de Vida” de Daniel Barreiros
“Estranha forma de vida”,é um reflexo do nosso quotidiano, das nossas memórias, do espaço que ocupamos na sociedade e dos nossos sonhos. Inspirado em diversas personalidades do mundo das artes (escrita, pintura, música e cinema), tem como intenção trazer ao presente momento, uma breve reflexão sobre o impacto que a iconografia (principalmente publicitária) pode proporcionar na psicologia do indivíduo e posteriormente nas ações do mesmo. Refletindo assim questões existenciais do ser humano. “Estranha forma de vida”, não é só uma exposição da minha autoria. É também tua que me influencias todos os dias, e de tantos outros nomes que me consumiram en- quanto eu os consumi, através da leitura, observação pictórica e ainda através do simples facto de comunicar, porque comunicar não é nada mais nada menos do que realizar uma ação em comum.
DATA 13 Outubro até final de Dezembro
LOCAL Galeria de Exposições da Fundação Lapa do Lobo
INAUGURAÇÃO com a presença do Autor

20 OUTUBRO / Sábado
CINEMA
“RUTH “
Antes de ser o “King” ou o “Pantera Negra”, Eusébio foi “Ruth”, o nome com que aterrou incógnito em Lis- boa, aos 17 anos – uma estratégia que o Benfica utilizou para fintar a concorrência à contratação do jo- vem craque moçambicano. É esse episódio do início da carreira de Eusébio que conta o filme realizado por António Pinhão Botelho, a partir de um argumento escrito pela sua mãe, Leonor Pinhão. A história, que acontece entre Lourenço Marques e Lisboa, é sobre o futebol e sobre um homem, mas também procura
REALIZAÇÃO António Pinhão Botelho Portugal, 2018
DURAÇÃO 105 minutos
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL
PARCERIA Cine Clube de Viseu

24 NOVEMBRO / SábadoUM CAPÍTULO SOBRE… FUTEBOL
Tertúlia literária
Convidado Especial: Rui Miguel Tovar
É o regresso das tertúlias literárias à Fundação Lapa do Lobo na 9a edição de “Um capítulo sobre…”.
Desta vez, a conversa é sobre FU- TEBOL. Depois de uma campanha de sentimentos contraditórios no Mundial de Futebol 2018 e de um início de temporada do futebol por- tuguês com momentos de particu- lar peculiaridade, Rui Miguel Tovar abre o livro, aliás, vários livros da sua autoria e vem partilhar histórias, es- tatísticas, curiosidades e números do desporto rei em Portugal e no mundo.
COORDENAÇÃO E APRESENTAÇÃO Rui Fonte
CONVIDADO ESPECIAL Rui Miguel Tovar
PÚBLICO‐ALVO Maiores de 12 anos
LOTAÇÃO 80 lugares