Projeto Alcateia

NARRATIVAS DE LUZ E SOMBRA | Visita-O cina de Fotografia e Escrita
19, 20 e 22 FEVEREIRO
Uma igreja permanece ao centro, campos desaparecem, casas crescem para todos os lados, estradas interrompem vegetação, árvores esticam-se, telhados impõem manchas de cor, rochas e montanhas parecem imperturbáveis… Entre a terra, o céu e o granito, estas são imagens do filme “A Luz da Terra Antiga”, de Luís Oliveira Santos, baseado no livro “Portugal Luz e Sombra”, de Duarte Belo. Estas são também as referências para uma oficina que procura o diálogo entre transformações e permanências na paisagem, desafiando o espírito de investigação dos mais jovens. Que narrativas podemos criar a partir da leitura visual do nosso território?
ORIENTAÇÃO Cristina Nogueira e Duarte Belo
CONSULTORIA EDUCATIVA Ana Lúcia Figueiredo
PÚBLICO-ALVO Alunos 12o Ano Ensino Secundário
HORÁRIO 10h30 e 14h30
DURAÇÃO 2 horas
LOTAÇÃO 1 turma/20 alunos

CAÇADORES DE PAISAGENS | Oficina de Fotografia
26, 27, 28 e 29 MARÇO
São urgentes os ‘caçadores de paisagens’, para que possam descobrir, conhecer, documentar… e até salvar (pelo menos, do esquecimento) florestas, edifícios, caminhos e outras presenças na natureza e no património que habitam a aldeia. Através da técnica de photovoice, os participantes desta oficina são convidados a usar a fotografia como meio de auto-re exão e auto-expressão sobre identidade e memória, inspirados pelas paisagens interiores e exteriores. E, porque este é um percurso de inscrição territorial, o resultado é uma instalação pública com as imagens construídas por cada um. Como uma viagem a preto e branco e, depois, a cores.
ORIENTAÇÃO Cristina Nogueira e Duarte Belo
CONSULTORIA EDUCATIVA Ana Lúcia Figueiredo
PÚBLICO-ALVO Crianças e Jovens 6 – 15 anos
HORÁRIO 14h30-17h30 DURAÇÃO 12 horas
LOTAÇÃO 16 participantes
LOCAL Galeria e Auditório Maria José Cunha, FLL
APRESENTAÇÃO PÚBLICA FINAL 29 Março/18h00

ENCONTRO LITERÁRIO | Encontro com a Escritora Ana Saldanha
1 MARÇO
O que tem de particular escrever para jovens? A ilustração acrescenta informação à história?
As personagens são inspiradas em pessoas reais? Estas são algumas perguntas possíveis a lan- çar à escritora convidada, na sua visita por três bibliotecas escolares, tendo como ponto de partida o livro “Escrito na Parede”. Tomando a escrita e a leitura como agentes de aproximação e de comunicação entre as pessoas, alunos e professores são desafiados a partilhar as suas próprias questões sobre palavras e pensamentos.
ESCRITORA Ana Saldanha*
PÚBLICO-ALVO Alunos 3o CEB
HORÁRIO 10h30, 12h00 e 15h00
DURAÇÃO 60 minutos
LOTAÇÃO 4 turmas / 80 participantes
LOCAL Bibliotecas Escolares

TEXTO PUXA PALAVRA | Concurso de Oratória – Edição V
2 MARÇO
Saber falar em público é um desafio e uma competência fundamentais. Este concurso tem em vista a sensibilização do público mais jovem para a importância do desenvolvimento dos diferentes domínios associados à capacidade de nos expressarmos frente a uma plateia. A partir de atividades de leitura expressiva, dramatização e discussão de ideias, inspiradas numa obra literária, procuram-se e premeiam-se os melhores oradores. A obra escolhida para esta edição é “Escrito na Parede”, da autoria de Ana Saldanha.
PARCERIA PROJETO ALCATEIA/Fundação Lapa do Lobo e Clube de Oralidade do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
COORDENAÇÃO Carla Marques
JÚRI Ana Mouraz, Ana Saldanha e António Leal
PÚBLICO-ALVO Alunos 3o CEB HORÁRIO 14h30
DURAÇÃO 2 horas
LOTAÇÃO 3 turmas

ESCREVER (PAR)A INFÂNCIA | Workshop de Escrita Criativa
3 MARÇO
Neste workshop, propõe-se que vasculhemos essa cave, sótão ou fundo do jardim da nossa infância à procura de memórias. Depois de lhes limparmos o pó, vamos pô-las ao serviço da produção de um texto narrativo curto. Assim, exploraremos o potencial criativo das nossas memórias através de exercícios de escrita em grupo e em pares. Essa partilha de recordações, genuínas ou imaginadas, constituirá uma reserva de ideias a explorar. Os textos produzidos serão apresentados ao grupo e debatidos. A troca de impressões construtivas promoverá o aperfeiçoamento das técnicas de envolvimento do leitor. Cada participante poderá posteriormente, em casa, limar o seu texto e voltar a apresentá-lo ao grupo através de contactos por e-mail. Poderá assim criar-se uma comunidade virtual de escrita.
ORIENTAÇÃO Ana Saldanha
PÚBLICO-ALVO Maiores 18 anos
HORÁRIO 10h00-13h00/14h30-17h30
DURAÇÃO 6 horas
LOTAÇÃO 20 participantes

ENCONTROS DA EDUCAÇÃO E DO PENSAMENTO | Conferência – Edição II
26, 27 e 28 ABRIL
“Encontros da Educação e do Pensamento” pretende ser um espaço aberto de debate e reflexão sobre questões transversais à prática educativa e à educação para o pensar, em contexto formal e não formal. Os oradores convidados são desafiados a partilhar, com uma plateia heterogénea, experiências, teorias e inquietações, a partir de perguntas concretas, tão diversas quanto atuais. Nesta segunda edição, o tema é “Liberdade na Infância”. E, como prometido na primeira edição, desta vez, estes Encontros são alargados às crianças e também às famílias.
Existe liberdade na infância?
Pode haver cidadania sem liberdade?
A ação educativa não deveria ser um processo de libertação?
Os adultos perderam a confiança nas crianças e nas suas capacidades de ser, de crescer e de aprender sozinhas?
A falta de liberdade está a impedir a conexão das crianças com o mundo à sua volta?
O direito das crianças à liberdade de expressão é respeitado pelos adultos?
ORADORES CONVIDADOS Álvaro Laborinho Lúcio, Carlos Neto e outro orador a confirmar
PÚBLICO-ALVO Agentes Educativos (pais, professores, educadores, mediadores, técnicos), crianças e outros interessados
PROGRAMA 26 e 27 ABRIL – MINI CONFERÊNCIA PARA MIÚDAS E MIÚDOS CURIOSOS
CRIAÇÃO E INTERVENÇÃO Gabriela Trevisan