Projeto Alcateia

 

 

SINOPSE | Conversas sobre livros
04 SETEMBRO a 31 DEZEMBRO
Dando continuidade à parceria entre a Fundação Lapa do Lobo e a Rádio Clube do Dão, o projeto para 2017 da Biblioteca da FLL chama-se “SINOPSE: destaques literários”.
Esta rubrica da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo na Rádio Clube do Dão é uma breve conversa semanal entre os responsáveis de ambas as entidades parceiras, que irá para o ar por segmentos, dividindo-se em pequenos trechos diários, de segunda a sexta-feira, depois das 10h00 e depois das 22h00, com a possibilidade de se ouvir toda a conversa ao domingo, às 20h00. Serão conversas transigentes, sobre livros e autores, onde se poderá falar de um só livro ou de diferentes autores e onde haverá também possibilidade de trazer convidados para juntar à conversa.
COORDENAÇÃO Rui Fonte
PRODUÇÃO Jorge Henriques (Rádio Clube do Dão)
PÚBLICO‐ALVO Todos os públicos
DATA 2ª a 6ª feira (compacto ao domingo, 20H00)
HORÁRIO 10h00 e 22h00
DURAÇÃO 2 minutos
LOCAL http://radioclubedodao.blogspot.pt/

 

OS PASSEIOS DO LOBINHO DA LAPA | Animação de leitura
2 a 27 OUTUBRO
O Lobo da Lapa é uma lenda ancestral que nos remete para a memória coletiva dos habitantes da Lapa do Lobo. Um Lobo protetor, que afugentava o perigo e protegia a população e as colheitas das terras junto à Lapa, uma pedra imponente próxima dos habitantes da aldeia.
Depois da edição de “O Lobo da Lapa”, em 2014, a Fundação Lapa do Lobo apresenta “O Lobinho da Lapa” – um conto infantil de ficção, inspirado na lenda da Lapa do Lobo – editado este ano, com a chancela da Edições Convite à Música. Os “Passeios do Lobinho da Lapa”, que apresentam o livro, o filme 3D e a música associada à história, assinalam a itinerância deste estimado animal pelas turmas do pré-escolar e das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas.
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO Fundação Lapa do Lobo
CO-PRODUÇÃO E EDIÇÃO Edições Convite à Música
APRESENTAÇÃO Rui Fonte
PÚBLICO-ALVO Alunos do Pré-escolar e do 1º CEB
HORÁRIOS a definir com as Escolas
N.º SESSÕES a definir com as Escolas
DURAÇÃO 30 minutos por sessão
LOTAÇÃO 25 alunos por sessão
LOCAIS Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Nelas e Carregal do Sal

 

EXPRESSÃO DRAMÁTICA NA SALA DE AULA – CADERNO (A)RISCAR | Curso de Formação de Expressão Dramática
28 OUTUBRO, 11 e 25 NOVEMBRO
Qual o contributo da prática teatral para a formação integral das crianças, na sua relação com os outros, com o mundo e consigo próprias? Este curso de formação  propõe um espaço de expressão pelo drama na sala de aula, descodificando o corpo como depositário de ideias e arquivo em permanente construção. Para além de momentos de experimentação e de reflexão sobre a expressão em contexto educativo, o curso contempla a utilização e a criação do “caderno (a)riscar”, que serve de suporte para educadores e professores implementarem esta prática no seu plano anual de atividades. Este caderno, propositadamente incompleto, pretende ser uma ferramenta e, em simultâneo, um objecto (re)construído ao longo do tempo.
FORMAÇÃO Adriana Campos*
APOIO À CRIAÇÃO PLÁSTICA Andreia Dias
PÚBLICO-ALVO Educadores e Professores 1º CEB
HORÁRIO 10h00 – 13h00 / 14h30 – 17h30
DURAÇÃO 18 horas
LOTAÇÃO 16 participantes
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

I ♥ 2 HELP | Mostra do Filme Solidário
14, 15, 16 e 17 NOVEMBRO
I ♥ 2 HELP é uma Mostra de filmes publicitários, de ficção e documentários, sobre temáticas humanitárias, sociais, ambientais e culturais. Estas imagens permitem conhecer projetos e campanhas, que contribuem para a sensibilização e a participação mais ativa e solidária das sociedades, numa perspetiva local, nacional e global. Os filmes escolhidos promovem alertas, tomadas de consciência, pedidos de apoio e responsabilidade social em geral. No final da Mostra, o público é convidado a participar num debate com um representante da Help Images.
AUTORIA DO PROJETO Help Images
PÚBLICO‐ALVO Alunos 3º CEB
HORÁRIO 9h30, 11h00 e 14h30
DURAÇÃO 60 minutos
LOTAÇÃO 3 turmas/60 pessoas
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

UM CAPÍTULO SOBRE… TELEVISÃO| Tertúlia literária
Convidado especial: Júlio Isidro
18 NOVEMBRO
A Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo dá continuidade às tertúlias literárias, às quais intitulou de “Um capítulo sobre…”. Desta vez, o convidado é uma das figuras mais carismáticas e emblemáticas da televisão portuguesa. Júlio Isidro, que conta com dezenas de milhares de horas de televisão, vem à Fundação Lapa do Lobo partilhar a sua experiência e contar algumas das histórias que acontecem por detrás do pequeno grande ecrã. Trará consigo o livro “O programa segue dentro de momentos”, a sua autobiografia, que revela muitas dessas histórias, que serão o mote para mais um serão literário.
JÚLIO ISIDRO Capricorniano de Lisboa, dos anos quarenta. Profissional de comunicação social com dezenas de milhares de horas no ar em rádio e na televisão. Autor, produtor, realizador e apresentador de cerca de 90% dos programas em que interveio ao longo de 56 anos de carreira. Estreou-se na RTP, no dia 16 de Janeiro de 1960, como apresentador do Programa Juvenil e ganhou 200 escudos de cachet. Na rádio, fez a sua primeira emissão no dia 1 de Junho de 1968, no programa FM/67, e pagaram-lhe 50 escudos por hora.
COORDENAÇÃO E APRESENTAÇÃO Rui Fonte
CONVIDADA ESPECIAL Júlio Isidro
PÚBLICOALVO Todos os públicos
HORÁRIO 21h30
LOTAÇÃO 80 lugares
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

HISTÓRIAS CURTAS | Cinema de Animação
28, 29 e 30 NOVEMBRO
Há desenhos que sentem, falam, andam e saltam! Desenhos a preto e branco ou desenhos a cores, que contam histórias, umas sérias e outras divertidas. É o cinema de animação. “Histórias Curtas” reúne uma seleção de histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Os filmes escolhidos têm em atenção a pertinência dos conteúdos e as exigências perceptivas dos jovens espectadores, intensificando a experiência de ver e interpretar cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e estimulando competências críticas e criativas.
PARCERIA PROJETO ALCATEIA – Serviço Educativo FLL e Cine Clube de Viseu PÚBLICO-ALVO Alunos Ensino Pré-Escolar
HORÁRIO 10h00, 11h30 e 14h30
DURAÇÃO 50 minutos
LOTAÇÃO 60 alunos/3 turmas
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

COMO CONSTRUIR UM MUSEU | Oficina de Escrita e Teatro
A partir do universo temático e artístico do projeto “Museu da Existência”, da Amarelo Silvestre
4, 5, 6, 7, 11, 12, 13 e 14 DEZEMBRO
Um homem, Senhor Melo, decidiu construir um Museu com objetos que as pessoas fazem existir. Objetos com memórias vivas. O chapéu salva-vida, o pão torrado que alimentou um amor clandestino, a aliança da revolução que acabou com a guerra, a boneca que não se pode partir e tantos outros. É isso o Museu da Existência. Um museu que é uma casa em construção, por dentro. Nesta oficina, a proposta é criar um lugar de histórias e objetos, a partir das vivências de cada participante. Serão deles as memórias vivas desta casa.
CRIAÇÃO Fernando Giestas e Rafaela Santos /Amarelo Silvestre
ORIENTAÇÃO Fernando Giestas
PÚBLICO-ALVO Alunos 5º Ano 2º CEB
HORÁRIO 10h30 e 14h30
DURAÇÃO 60 minutos
LOTAÇÃO 25 alunos/1 turma
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

A MATÉRIA DA MEMÓRIA | Oficina de Teatro
A partir do universo temático e artístico do projeto “Museu da Existência”
18, 19, 20 e 21 DEZEMBRO
Uma borracha, uma boneca, um verniz, um chapéu, uma fotografia, um brinco, uma flor de plástico… Objetos que podem ser banais, mas especiais em momentos da vida de diferentes pessoas. Esta oficina, inspirada pelo espetáculo-museu “Museu da Existência”, da Amarelo Silvestre, propõe a valorização das histórias individuais versus universais, através da partilha de um objeto particular de cada um dos participantes. A partir de exercícios práticos de teatro, o movimento e a voz ajudam-nos a descobrir e a compreender o receptáculo de emoções e experiências que é o nosso corpo e que a memória vai evocando, revelando aos poucos o caminho para o museu de nós próprios. E aí desenhamos um percurso pela Fundação Lapa do Lobo, onde podemos atravessar e sentir as diferentes texturas da matéria da nossa memória.
CRIAÇÃO Fernando Giestas e Rafaela Santos/ Amarelo Silvestre
ORIENTAÇÃO Rafaela Santos
PÚBLICO-ALVO Crianças 6 – 15 anos
HORÁRIO 14h00 – 18h00
DURAÇÃO 15 horas
LOTAÇÃO 14 participantes
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL
APRESENTAÇÃO PÚBLICA FINAL 21 DEZEMBRO/18h00