Projeto Alcateia

 

TERRA FÉRTIL | Histórias da gente
2 JANEIRO a 28 JULHO
Todas as terras têm histórias e têm gente que as conta.
Toda a terra é fértil em lendas e mistérios que preenchem o imaginário de quem lá vive. Qualquer aldeia ou lugar tem um relato, um episódio, um conto… que sobreviveram ao passar dos anos e ainda hoje se ouvem na boca, mas principalmente no coração, dos mais velhos. A Biblioteca da FLL vai ouvir e registar essas memórias, para as preservar e divulgar no lugar e no tempo que merecem. Vamos à procura das pessoas para nos contarem histórias e vamos criar condições para outras pessoas as ouvirem. A Biblioteca da FLL, em parceria com a Juntas de Freguesia e as coletividades locais, vai dar voz ao passado e trazê-lo ao presente.
COORDENAÇÃO Rui Fonte
PRODUÇÃO Fundação Lapa do Lobo
PARTICIPAÇÃO Juntas de Freguesia e coletividades do concelho CONCEÇÃO ARTÍSTICA Coletivo Orelhas Moucas
PÚBLICO-ALVO Todos os públicos
DATA janeiro a julho (investigação | conceção | produção)
LOCAIS Vilas, aldeias e lugares do concelho de Nelas

 

SINOPSE | Conversas sobre livros
01 MAIO a 28 JULHO
Dando continuidade à parceria entre a Fundação Lapa do Lobo e a Rádio Clube do Dão, o projeto para 2017 da Biblioteca da FLL chama-se “SINOPSE: destaques literários”.
A nova rubrica da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo na Rádio Clube do Dão é uma breve con- versa semanal entre os responsáveis de ambas as entidades parceiras, que irá para o ar por seg- mentos, dividindo-se em pequenos trechos diários, de segunda a sexta-feira, depois das 10h00 e depois das 22h00, com a possibilidade de se ouvir toda a conversa ao domingo, às 20h00. Serão conversas transigentes, sobre livros e autores, onde se poderá falar de um só livro ou de diferentes autores e onde haverá também possibilidade de trazer convidados para juntar à conversa.
COORDENAÇÃO Rui Fonte
PRODUÇÃO Jorge Henriques (Rádio Clube do Dão)
PÚBLICO‐ALVO Todos os públicos
DATA 2a a 6a feira (compacto ao domingo, 20H00)
HORÁRIO 10h00 e 22h00
DURAÇÃO 2 minutos
LOCAL http://radioclubedodao.blogspot.pt/

 

CONTOS DE FOLE | Leituras de rua
8 a 18 MAIO
Embalado pelo fole do acordeão, “O Charlatão” invade as ruas e os lugares da Lapa do Lobo e de outras freguesias dos concelhos de Nelas e Carregal do Sal.
“Contos de Fole” é um projeto de leitura de rua, onde se irrompe o quotidiano das pessoas para contar, e cantar, uma história. Para a estreia desta nova iniciativa da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo, recorre-se a “O Charlatão”–um conto da autoria de Miguel Torga e uma canção da autoria de José Mário Branco e Sérgio Godinho. A história de um vendedor ambulante transformada num ambulante contador de histórias.
CRIAÇÃO E DRAMATURGIA Rui Fonte
PRODUÇÃO Fundação Lapa do Lobo
CONCEÇÃO E INTERPRETAÇÃO Rui Fonte e Nuno Carvalho
PÚBLICO-ALVO Todos os públicos
HORÁRIO a definir
N.o SESSÕES 10 sessões
DURAÇÃO 30 minutos por sessão
LOTAÇÃO definido mediante o espaço disponível
LOCAIS Freguesias dos concelhos de Nelas e Carregal do Sal

 

DESCOBRIDORES | Espetáculo de Marionetas e Exposição
23, 24, 25, 26 e 27 MAIO

Não há pressas, respira-se calmamente naquela tenda transformada em lugar de afetos. Sara Dias Oliveira, in jornal Público
Chegam pelo mar os descobridores. Recebidos pela mãe-ilha, viajam pelo embalar dos abraços. Em cada terra nasce um menino, em cada terra nasce uma mãe. Em Portugal o gato brinca, no Brasil os pássaros voam e a mãe é grande, em África a mãe é chão, é terra, na Índia as mãos e os pés da mãe brilham e agitam-se de sons, em Timor a terra é um lugar imaginário que nos leva a jogar, na China os dragões saltam e a mãe tem mãos que dançam, tocam e embalam. “Descobridores” é uma viagem de sensações, num novo lugar cheio de esperanças e imagens, onde todos os dias são uma constante descoberta. Um espetáculo que é também Terra de cores, cheiros e sons, a explorar com os pais e com aqueles que nos embalam.
COMPANHIA Teatro e Marionetas de Mandrágora
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Filipa Mesquita
CRIAÇÃO PLÁSTICA Vânia Kosta
MÚSICA DE CENA Fernando Mota e Rui Rebelo
ESTRUTURA CENOGRÁFICA Hugo Ribeiro
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM Hélio Pereira
APOIO À PRODUÇÃO Clara Ribeiro
APOIO À CONSTRUÇÃO enVide neFelibata, Joana Domingos
PÚBLICO-ALVO Alunos Ensino Pré-Escolar e Famílias
HORÁRIO 10h00, 11h30 e 14h30 (escolas) e 16h30 (famílias)
DURAÇÃO 40 minutos
LOTAÇÃO 2 turmas/40 pessoas
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL

 

AQUI HÁ LOBO… | Festa para a Família
27 MAIO
Maio é o mês das famílias e das flores. Por isso, vamos comemorar para o palco, para o pátio, para a rua, para todo o lado! No último sábado do mês de maio, pais e filhos, avós e netos, amigos e outros entusiastas juntam-se para olhar, pensar e sentir em família e em festa. E porque o lobo é um elemento identitário da aldeia e da FLL, vamos também acolhê-lo neste programa, que este ano é dedicado às marionetas!
UMA VIAGEM FEITA POR TI | Instalação
HORÁRIO 10H-18H
OLHAPINS E OLHARAPOS | Oficina de construção de Marionetas

HORÁRIO 14H-16H30
DESCOBRIDORES | Espetáculo de Marionetas
HORÁRIO16H30-17H30

 

CONTADOR DE HISTÓRIAS | Animação de leitura
5 a 16 JUNHO
Em mês de Santos Populares, o contador de histórias da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo visita diferentes entidades da região, levando na algibeira alguns Contos populares portugueses – contos de tradição oral portuguesa imortalizados pelas nossas gentes, fixando a sabedoria popular numa das suas mais belas formas de expressão: contar histórias.
Desta vez, o Contador de Histórias visita os Agrupamentos de Escuteiros de Canas de Senhorim e de Nelas, com a atividade “Escuta” e as Universidades Seniores de Nelas e Carregal do Sal, com a atividade “Senioralidade”.
CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, INTERPRETAÇÃO Rui Fonte
PÚBLICO-ALVO Escuteiros | Alunos das Universidades Seniores HORÁRIO a definir pelas entidades
N.o SESSÕES 4 sessões
DURAÇÃO 45 minutos por sessão
LOTAÇÃO a definir pelas entidades
LOCAIS Agrupamentos de Escuteiros de Canas de Senhorim e de Nelas | Universidades Seniores de Nelas e Carregal do Sal

 

O CORPO NA PAISAGEM | O cina de Dança Contemporânea
26, 27, 28, 29 e 30 JUNHO
Afinal, onde se lê o saber? Há quem diga que é no céu dos olhos, na geometria das montanhas e vales do pensamento, nas palavras escritas pelas nuvens ou até mesmo nas impressões digitais que ficam nos lugares, depois de eu passar… Tudo coisas que o meu corpo decide fazer e descobrir, mesmo quando não me diz nada! Nesta oficina, as respostas para estas e outras questões começam por dentro, na dança do tempo interior de cada um, para depois se estenderem ao espaço exterior através do movimento, onde o corpo é a primeira unidade de medida.dançar.observar.descobrir.sentir.medir.cartografar.desenhar.dançar outra vez.interligar.saborear. Vamos experimentar?…
ORIENTAÇÃO Yola Pinto
PÚBLICO-ALVO Crianças 6 – 15 anos
HORÁRIO 14h30 – 17h30 DURAÇÃO 15 horas
LOTAÇÃO 16 participantes
LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL
APRESENTAÇÃO PÚBLICA FINAL 30 JUNHO / 18h00

 

QUEM QUER DANÇAR COM A JOANINHA | História dançante
28 JULHO
Depois de, em anos anteriores, se ter desenvolvido produções artísticas em conjunto com outras valências e serviços da Fundação Lapa do Lobo, como por exemplo o Grupo de Cordas, o Ateliê das Artes ou a turma de Bordados, é tempo de abraçar uma nova aventura literária, desta vez com o Grupo de Danças de Salão da FLL.
Em noite de apresentação final do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos alunos de Danças de Salão, a Biblioteca junta-se ao espetáculo para apresentar a história dançante “Quem quer dançar com a joaninha”, numa coreografia inspirada na tradicional história da Carochinha que deseja encontrar o par ideal para casar, neste caso, para dançar.
CRIAÇÃO, CONCEÇÃO E DRAMATURGIA Rui Fonte
PRODUÇÃO Fundação Lapa do Lobo
COREOGRAFIA Luís Leitão
INTERPRETAÇÃO Grupo de Danças de Salão da FLL
HORÁRIO 22h00
DURAÇÃO 60 minutos
LOTAÇÃO 100 lugares
LOCAL Pátio da Fundação Lapa do Lobo