APRENDER EM COMUNIDADE

No dia 25 de março, o pedagogo José Pacheco regressou à Fundação Lapa do Lobo (FLL), a convite do Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL, para dinamizar uma ação de formação dirigida a agentes educativos interessados em conhecer e/ou implementar novas construções sociais de aprendizagem.
Apesar de a lotação estar inicialmente limitada a 20 pessoas, devido à grande procura, esta ação contou com 31 participantes, oriundos de vários pontos do país: do Porto a Lisboa, de Coimbra a Vila Real, de Viseu a Armamar, de Santa Comba Dão a Mangualde, sem esquecer localidades mais próximas, como Canas de Senhorim, Nelas, Oliveirinha, Caldas da Felgueira ou Aguieira.
A partir do conceito de “comunidade de aprendizagem”, procurou-se responder a questões como: O que é uma escola? Como pensar o espaço escolar para a diversidade e a inclusão? Quais as metodologias de uma educação para a autonomia e a cidadania? Para José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte e mentor de projetos educativos espalhados pelo mundo inteiro, “escolas são pessoas, pessoas são seus valores”. E, nesse sentido, é necessário aprender a aprender em comunidade, para uma educação mais humana, integral e sustentável.
O périplo que o pedagogo, residente no Brasil há vários anos, fez por Portugal, ao longo do mês de março, terminou na FLL, deixando para trás a partilha de experiências transformadoras, a inspiração para agentes de mudança e a germinação de núcleos de trabalho. Para e por uma nova educação no século XXI.

Default Gallery Type Template

This is the default gallery type template, located in:
/home/fundaca3/public_html/fll/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/nextgen_gallery_display/templates/index.php.

If you're seeing this, it's because the gallery type you selected has not provided a template of it's own.