IDEIAS FIXAS

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de abril, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) dinamizou a oficina de teatro IDEIAS FIXAS, com orientação do ator Nuno Preto. Inspirada no universo temático e artístico do espetáculo “Deixa-me Ser” – que será apresentado, na FLL, entre 20 e 28 de abril -, esta oficina contou com a participação de 16 crianças e jovens com idades entre os seis e os 14 anos.
Há quem tenha muitas ideias, há quem não faça ideia nenhuma e há quem seja de ideias fixas! Neste laboratório de teatro, houve espaço para todas as ideias (e para a ausência delas também), exploradas com humor, através da improvisação e da reflexão. Com base em técnicas tipicamente clown, trabalhou-se o conceito do corpo físico da imaginação, procurando estimular a expressão criativa e o desenvolvimento pessoal.
Entre o “eu” e o “outro”, surgiram manipulados a manipuladores, palavras sussurradas e movimentos poéticos, gritos e gestos, malas de viagem e fios invisíveis, humanos conformados e marionetas revoltadas, gargalhadas e pés descalços… E magia!
Os principais objetivos desta proposta, para as férias de Páscoa, foram: criar espaços de liberdade de expressão e de criação; promover a expressão dramática e o teatro como recursos criativos; estimular competências cognitivas, expressivas e sociais; proporcionar a descoberta e a experimentação partilhada, em processos artísticos de criação; suscitar a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes, como a infância, o crescimento e a educação.
Como habitualmente, a última sessão da oficina terminou com uma breve apresentação pública, através da qual os participantes tiveram oportunidade de partilhar o processo de trabalho com familiares e amigos.