O CORPO NA PAISAGEM

A primeira semana de férias de Verão, na Fundação Lapa do Lobo (FLL), foi dedicada à dança contemporânea. Entre os dias 26 e 30 de junho, 17 crianças e jovens, com idades dos 7 aos 14 anos, participaram na oficina “O Corpo na Paisagem”, orientada por Yola Pinto e programada pelo Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL.
A primeira questão foi: Afinal, onde se lê o saber? Há quem diga que é no céu dos olhos, na geometria das montanhas e vales do pensamento, nas palavras escritas pelas nuvens ou até mesmo nas impressões digitais que ficam nos lugares, depois de nós passarmos… Tudo coisas que o nosso corpo decide fazer e descobrir, mesmo quando não nos diz nada! Nesta oficina, as respostas para esta e outras questões começaram por dentro, na dança do tempo interior de cada um, para depois se estenderem ao espaço exterior através do movimento, onde o corpo foi a primeira unidade de medida.
Todos dançaram, observaram, descobriram, pensaram, sentiram, mediram, cartografaram, desenharam, dançaram outra vez, interligaram, saborearam… E, no final, aplaudiram e foram aplaudidos. Isto porque, como habitualmente, a última sessão da oficina terminou com uma breve apresentação pública, através da qual os participantes tiveram oportunidade de partilhar o processo de trabalho com familiares, amigos e outros interessados, no auditório e no pátio exterior da FLL.
Os principais objetivos desta proposta foram: criar espaços de liberdade de expressão e de criação, promover a dança, o movimento e a expressão corporal como recursos criativos, estimular competências expressivas e criativas, proporcionar a descoberta e a experimentação partilhada em processos artísticos de criação, suscitar a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes, como a relação do corpo com o outro, o espaço e a paisagem.

Default Gallery Type Template

This is the default gallery type template, located in:
/home/fundaca3/public_html/fll/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/nextgen_gallery_display/templates/index.php.

If you're seeing this, it's because the gallery type you selected has not provided a template of it's own.