A TRADIÇÃO DO CINEMA DE ANIMAÇÃO NA FLL

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, em parceria com o Cineclube de Viseu, apresentou mais um programa de cinema de animação, desta vez para os alunos do Ensino Pré-Escolar dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, de Carregal do Sal e de Nelas.
No total, foram cerca de 450 alunos e professores que assistiram a breves histórias em imagens, através da seleção de seis filmes, inspirada na ideia de festa: a festa do circo, com “Balance”, de Mara Fradella, ou a festa do cinema ao ar-livre, com “Cinegirasol”, de Bruno Caetano e Rui Telmo Romão, com argumento de Nuno Markl; a festa onde não falta a música, com “Le Merle”, de Norman McLaren, e com “The Band Concert”, de Walt Disney e Wilfred Jackson; a festa da natureza, com “Sunny Day”, de Gil Alkabetz, e “Chemin d’ Eau pour un Poisson”, de Mercedes Marro.
Em “Histórias Curtas”, há desenhos que sentem, falam, andam e saltam! Desenhos a preto e branco ou desenhos a cores, que contam histórias, umas sérias e outras divertidas. “Histórias Curtas” reuniu histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Os filmes escolhidos tiveram em atenção as exigências perceptivas dos mais jovens espectadores, intensificando a experiência de ver e interpretar cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e estimulando competências críticas e criativas.
Nos momentos de conversa, entre filmes, partilharam-se opiniões, questões e interpretações sobre cada proposta de filme: a impertinência da menina que queria tanto ver circo que acabou a brincar com a borboleta, a coragem do menino tímido que salvou a apaixonada com uma pipoca, a imaginação das lengalengas e dos melros, a resiliência de uma banda de música no meio de um tornado e a importância do sol e da água para a vida na Terra.
Ao longo dos últimos anos, os públicos deste programa de cinema vão mudando, mas os objetivos mantêm-se: promover a literacia fílmica, sensibilizar para o cinema e a linguagem audiovisual, dar a conhecer diferentes recursos, processos e técnicas do cinema de animação, proporcionar o contacto com realizadores e estimular a reflexão e o debate.