BAILES, FESTAS E PRINCESAS PARA ESCOLAS E FAMÍLIAS

Entre o dia 21 e o dia 30 de maio, o Auditório da Fundação Lapa do Lobo (FLL) acolheu dois espetáculos, com 20 apresentações, ao longo de nove dias, para cerca de 1400 alunos e professores, pais e filhos, integrados na programação do Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL.
Em comum, os espetáculos tinham uma forte componente visual e cenográfica, com interpretações que possibilitaram uma grande proximidade com o público, a partir de temáticas pertinentes, abordadas de forma lúdica e inteligente.
Com estas propostas, procurou-se ir de encontro a objetivos pedagógicos como: sensibilizar para a importância das coisas essenciais da vida, mas também para as pequenas coisas do universo, envolver as crianças na reflexão e no debate em torno de temas pertinentes para o seu crescimento e a sua cidadania, estimular competências expressivas, criativas e afetivas, desenvolver a imaginação e promover a sensibilidade estética e artística.

O BAILE DAS COISAS IMPORTANTES
O espetáculo “O Baile das coisas importantes” foi apresentado para todos os alunos do 1º CEB dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas. Com encenação de Joana Providência e texto do escritor Afonso Cruz, este espetáculo de teatro, dança e música foi produzido pelo Teatro do Bolhão e interpretado pela atriz Catarina Gomes e pelo músico Tiago Candal.
Há coisas obviamente importantes que dançam e são protagonistas do baile da vida, lembramo-nos imediatamente da Natureza, dos seus elementos, das virtudes… mas chegarão também coisas insignificantes, outras inúteis, outras que não passam de detalhes. E como se não bastasse, chegarão ainda coisas indesejáveis, dificuldades e tristezas e dores. E serão todas estas coisas, coisas importantes.
Das conversas no final do espetáculo, acerca destes e outros conteúdos do espetáculo, surgiram perguntas e comentários como: “De onde vem o amor?”, “Como se formaram as estrelas?”, “Porque é que existimos?”, “Porque é que, às vezes, os nossos pais são estranhos?”, “As coisas más dançam com as coisas boas da vida”, “A coragem é poder ajudar as pessoas”, “Por mais que as coisas sejam insignificantes podem ser importantes”, “Até as coisas insignificantes têm um significado”.

AQUI HÁ LOBO… – FESTA PARA A FAMÍLIA
Maio é o mês das famílias e das flores. Por isso, fomos comemorar para o palco, para o pátio, para a rua, para todo o lado! Em cada ano, no último sábado do mês de maio, pais e filhos, avós e netos, amigos e outros entusiastas são convidados a juntar-se para olhar, pensar e sentir em família e em festa. É o “Aqui há Lobo…”, um programa que pretende promover o ser e o estar em comunidade, proporcionar a partilha, a descoberta e a experimentação, através das artes e das expressões artísticas e festejar a infância e a família. Este ano, no dia 26 de maio, foram apresentadas sessões especiais dos espetáculos “Dama Pé de Mim” e “O Baile das coisas importantes”, prolongados através de oficinas, que exploraram os universos plásticos, dramatúrgicos e/ou artísticos destes espetáculos, apelando ao brincar de forma livre e informal.

DAMA PÉ DE MIM
Farta de olhar para o umbigo, Dama Pé de Mim monta o seu Cavalo e parte à procura de um amigo. Pelo caminho, encontra a Amália, a mala que já foi crocodilo, conhece o Nuno, a nuvem caída do céu e mergulha no Rio profundo. Mas, só quando chega ao supermercado, descobre o que é um amigo. Com a ajuda do Sr. Rodrigo. Uma história luminosa, terna e divertida, com música, texto que rima e a participação do público… mãe, filho e prima! Dama Pé de Mim joga com a imaginação, e a realidade acontece de uma forma simples. O público, seu cúmplice, acompanha o seu pensamento leve… e livre. O seu castelo, outrora solitário e amarelo, acaba finalmente povoado de seres cheios de vida, história, cor e humor. Esta é a história da princesa Dama Pé de Mim, criada e interpretada por Ana Madureira, à qual assistiram todas as crianças do Ensino Pré-Escolar dos concelhos de Carregal do Sal e de Nelas.