HISTÓRIAS ESCONDIDAS

Nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de junho, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) dinamizou mais uma oficina de férias dirigida a crianças e jovens com idades entre os seis e os 15 anos. Desta vez, a proposta artística intitulou-se “Histórias Escondidas”, uma oficina de construção de livros poéticos e naturais para contadores de histórias, criada e orientada por Marina Palácio.

Os 18 participantes experimentaram, ao longo daquela semana, um laboratório de construção de livros poéticos e sensíveis com materiais naturais, para contar histórias escondidas na aldeia da Lapa do Lobo, sobre pessoas reais e imaginárias, animais, plantas, objetos… O desafio foi treinar o olhar para a originalidade, ampliar a imaginação e apurar o sentir para o belo. A partir de um diálogo entre o cérebro e o resto do corpo, os participantes foram envolvidos num processo criativo de pensamento divergente, de escrita de biografias extraordinárias, de leitura lúdica e de poesia performativa.

Para além da consulta de livros, do estudo de imagens e do uso de materiais de expressão plástica, o grupo fez percursos pela aldeia, para observação e recolha de elementos da natureza, sempre num cruzamento entre ciência e poesia.

Como habitualmente, o Serviço Educativo definiu objetivos específicos para esta atividade, entre os quais: criar espaços de liberdade de expressão e de criação; promover o livro e a natureza como recursos criativos; estimular competências expressivas e criativas; proporcionar a descoberta e a experimentação partilhada, em processos artísticos de criação; suscitar a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes.