HISTÓRIAS CURTAS DE ANIMAÇÃO

No dia 10 de dezembro, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, em parceria com o Cine Clube de Viseu, apresentou mais um programa de cinema de animação, desta vez para os alunos do 6º Ano dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, de Carregal do Sal e de Nelas.
No total, foram 203 alunos e professores que assistiram a breves histórias em imagens, através da seleção de cinco filmes, que inspiraram a reflexão sobre relações intergeracionais: “Two Trams”, um filme russo, de Svetlana Andrianova; “Outdoors”, da autoria de vários realizadores do Canadá; “Os Prisioneiros”, da realizadora portuguesa Margarida Madeira; “Awaker”, de Filip Dvidiak, uma produção da República Checa; “The Green Bird”, um filme francês de vários realizadores.
Em “Histórias Curtas”, há desenhos que sentem, falam, andam e saltam! Desenhos a preto e branco ou desenhos a cores, que contam histórias, umas sérias e outras divertidas. “Histórias Curtas” reuniu histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Os filmes escolhidos tiveram em atenção as exigências perceptivas dos mais jovens espectadores, intensificando a experiência de ver e interpretar cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e estimulando competências críticas e criativas.
No momento da conversa final, partilharam-se opiniões, questões e interpretações sobre cada proposta de filme: o direito à liberdade, a importância do amor, a relação entre mâe/pai e filho, a necessidade de interajuda, o ciclo da vida, a referência de valores e exemplos.
Ao longo dos últimos anos, os públicos deste programa de cinema vão mudando, mas os objetivos mantêm-se: promover a literacia fílmica, sensibilizar para o cinema e a linguagem audiovisual, dar a conhecer diferentes recursos, processos e técnicas do cinema de animação, proporcionar o contacto com realizadores e estimular a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes.