As árvores não têm pernas para andar

Loja [temporária] de vender poetas

Depois da estreia, em outubro de 2020, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL voltou a apresentar o espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”, um concerto de toy piano para crianças da autoria de Joana Gama, com ilustrações de Francisco Eduardo e composição musical de João Godinho.

Entre os dias 17 e 28 de maio de 2021, o espetáculo circulou por todos os jardins-de-infância dos concelhos de Carregal do Sal e de Nelas, num total de 26 apresentações, incluindo uma apresentação extra para famílias na FLL, alcançando cerca de 600 pessoas.

A partir das características de três árvores muito distintas – o sobreiro (Portugal), a cerejeira (Japão) e o embondeiro (Madagáscar) -, a pianista tocou músicas e contou histórias sobre o superpoder destes seres especiais feitos de raízes, ramos, folhas, flores e frutos.

Alunos e professores acolheram a proposta artística com entusiasmo, interesse e curiosidade, partilhando perguntas, comentários e desenhos sobre o espetáculo: “Porque é que as árvores têm nomes?”; “Eu adorei milhões!”; “Um concerto é onde fazem emocionar as pessoas.”; “O piano está desafinado!”; “Nós temos uma cerejeira na escola e comemos as cerejas. E os pássaros também. Às vezes, até discutem!”; “As canções eram estranhas, porque eram só dedos no piano…”; “Eu queria ver este espetáculo todas as vezes, todas as semanas!”.

Depois de mais de um ano de atividades presenciais suspensas, o regresso às escolas ficou marcado por muitos sorrisos atrás das máscaras, sempre em cumprimento com as normas de segurança da DGS e de cada estabelecimento de ensino.

Com este concerto, o Projeto Alcateia pretendeu sensibilizar para a beleza da música clássica e das árvores, estimular competências expressivas e criativas, através do olhar, do pensar e do sentir e promover a sensibilidade estética e artística.