Hugo Gamboias e Diogo Passos partilham a vontade de deixar um contributo na historia da guitarra portuguesa, instrumento que ao longo da historia se tem afirmado como a voz de um país. Depois de anos a tocar em conjunto o estilo que os uniu, o fado de Coimbra, em 2019, a convite do 10th Calcutta International Classical Guitar Festival, Hugo e Diogo começam a trabalhar num reportório de peças tradicionais a par com temas originais. A digressão na India serve de inspiração a um espetáculo baseado em temas originais e arranjos até agora inéditos a par da edição de um trabalho discográfico.
A guitarra portuguesa, modelo de Coimbra, que atinge a sua forma final no inicio do séc. XX é acompanhada pela tão conhecida guitarra clássica numa relação simbiotica que prevalece até aos dias de hoje. No contexto da música contemporânea, Hugo Gamboias e Diogo Passos exploram novas abordagens que surgem da fusão de um universo de raiz Coimbrão baseado nas peças de autores icónicos da guitarra portuguesa, como Carlos Paredes e Octávio Sérgio, com mestres da guitarra clássica, de Francisco Tárrega a Roland Dyens, apresentando um conjunto de temas originais e arranjos onde mostram as suas inspirações desde a música tradicional até possíveis novos caminhos da guitarra portuguesa.
Inspirados pelas sábias palavras do eterno mestre Carlos Paredes “A música que faço é um produto das circunstâncias imediatas do tempo em que eu vivo”, Hugo Gamboias e Diogo Passos pretendem expandir o leque de possibilidades para Guitarra Portuguesa e Guitarra Clássica sem dogmas ou chavões, procurando criar música que reflita a sua mundividência e o seu tempo, todavia sem esquecer as suas raízes e o elo de ligação singular a Coimbra.
Durante 2021, após o sucesso de uma campanha de crowdfunding, lançam o seu primeiro CD – “in.dia” -, a par de um livro de partituras e tablaturas que contém todo o material musical composto e/ou arranjado pelo duo até à presente data – iniciativa praticamente inédita para este tipo de formação. Recentemente, foram um dos vencedores dos International Portuguese Music Awards, sendo galardoados com o prémio de “Melhor performance Instrumental”. Destaca-se ainda a participação no XII Festival Internacional de Guitarra de Sevilha, realizado em Outubro do referido ano, ao lado de nomes como Aniello Desiderio, Daniel Casares, Francisco Bernier, entre outros.
Com:
Hugo Gamboias, guitarra portuguesa
Diogo Passos, guitarra clássica
PÚBLICO-ALVO Maiores de 12 anos HORÁRIO 21h30 DURAÇÃO 60 minutos LOTAÇÃO 90 lugares LOCAL Auditório Maria José Cunha, FLL
Já pode efetuar a sua reserva sujeita à lotação do espaço.
232 671 084 ou geral@fundacaolapadolobo.pt