INSTALAÇÃO
DO PRINCÍPIO DO MUNDO
Cada instalação é o resultado de uma residência artística, desenvolvida por Fernando Mota e um fotógrafo num espaço natural, a partir dos elementos e matérias que aí encontraram, na qual procuraram olhar para cada matéria com espanto, como se o local pertencesse a um planeta desconhecido. A partir da realidade chegar ao fantástico. A coleção de peças sonoras e imagens que os dois artistas criaram em diálogo foram também inspiradas pela teoria da Harmonia das Esferas de Pitágoras, que nos diz que tudo no Universo vibra a uma dada frequência, que toda a matéria é vibração. Os astros produzem uma vibração com o seu movimento: a música das esferas. No principio era o som.
PÚBLICO-ALVO todos os públicos HORÁRIO 22h00 LOCAL Galeria de Exposições, FLL
PROJETO DE MÚSICA E ARTES VISUAIS
DO PRINCÍPIO DO MUNDO
“do Princípio do Mundo” é um projeto de colaboração entre Fernando Mota e sete fotógrafos, desenvolvido em sete residências artísticas em diferentes regiões de Portugal. No caso da Lapa do Lobo, a residência artística aconteceu em agosto/setembro de 2022, com a fotógrafa Manuela Marques. Este projeto cruza a pesquisa sonora e musical com as artes visuais, resultando numa instalação audiovisual, num concerto e num passeio sonoro em cada um dos locais, bem como uma edição digital agregando todas as criações.
As instalações audiovisuais consistirão no diálogo entre as imagens e as peças sonoras desenvolvidas a partir dos mesmos elementos naturais de cada local. Em ambas as disciplinas, mais do que uma representação realista do lugar procurar-se-á uma construção do fantástico a partir do conhecido. Uma transcendência do material.
Direção Artística e Criação Musical e Sonora: Fernando Mota
Criação Visual: Alexandre Delmar, José Sérgio, Manuela Marques, Mário Rainha Campos, Mário Melo Costa, Paula Lourenço, Susana Paiva
Coordenação e Produção: Violeta Mandillo
Colaboração Sonora: José Grossinho
Coprodução: A Caravana Passa, Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, CM Almada, CM Fundão, CM Seixal, CM Setúbal, Fundação Lapa do Lobo e Teatro Viriato
Apoio: República Portuguesa – Cultura / DGARTES – Direção-Geral das Artes