Divulgação do Conto Vencedor – Prémio Albertino dos Santos Matias: Melhor Conto 2020
Sessão Solene Comemorativa do 10.º Aniversário da Fundação Lapa do Lobo

No dia 1 de outubro de 2020, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL assinalou o Dia Mundial da Música com o projeto “7 Poemas para um Mundo Novo”, da autoria de Fernando Mota, Mário Melo Costa e Violeta Mandillo.nA partir de sete poemas e de sete músicas ou ambientes sonoros, foi criado um conjunto de sete pequenos filmes inspirados pela pandemia global, pela nossa relação com o planeta e a natureza e pela pesquisa e criação de instrumentos musicais experimentais a partir de árvores e outros materiais naturais. Para cada filme, um autor português escreveu um poema partindo da sua reflexão sobre o período de quarentena e o Mundo que sonha ou que teme que aí venha, um manifesto para um Mundo Novo. E foram ainda convidados sete atores/atrizes para ler estes poemas.

No final da projeção dos filmes, o público foi convidado para uma conversa com o realizador Mário Melo Costa (que acompanhou a estreia do filme na FLL), que permitiu conhecer melhor o processo, o contexto e o conteúdo do projeto, assim como partilhar reflexões suscitadas pela força poética e simbólica das imagens, das palavras e dos instrumentos ou objetos sonoros. E, apesar de alguns dos poemas terem uma carga menos otimista sobre o mundo por vir, a conversa terminou em tom de esperança, ficando ainda no ar a questão do texto de Joana Bértholo: “Mãe, quanto tempo falta para o futuro?”. Para além de proporcionar o contacto com projetos e criadores diversificados, este tipo de ação estimula o pensamento sobre as grandes questões do nosso tempo, ao mesmo tempo que promove a sensibilidade estética, artística e humana.