Biblioteca > Atividades

Conhecimento Descoberta Partilha

É do conhecimento geral que os objetivos da Fundação são, para além da visível preservação do património, fundamentalmente culturais e educativos. Com uma área de abrangência bem delineada, apesar das exceções que confirmam a regra, a Fundação pode orgulhar-se de, ao longo destes 10 anos de existência, promover iniciativas inesquecíveis no campo da música, do teatro, da literatura, da fotografia e de uma lista infindável e eclética de temáticas que carimba o trabalho desenvolvido de forma singular e diferenciada.

A Programação da Biblioteca dá enfâse a atividades que fomentem o desenvolvimento do conhecimento e do saber, assentes num conjunto de iniciativas que, mesmo resultando sempre num produto final, se destacarão mais pelo processo, impedindo que o trabalho se esvazie num efémero momento de lazer e entretenimento. A Biblioteca deve assumir-se como centro de recursos e epicentro da recreação educativa, com propostas de lazer, sim, mas com uma intencionalidade pedagógica evidente, na descoberta, partilha e construção do conhecimento.

Atividades 2022

A Programação da Biblioteca para 2022 é constituída por propostas diferenciadas, obedecendo a três metodologias diferentes:
  • Envolvimento do público na construção do saber e do conhecimento;
  • Participação direta do público para criação cultural;
  • Entretenimento e lazer relacionado com o livro e a leitura.

São atividades da Biblioteca:
  • Realização de ”O Estado da Leitura: estudo sobre os hábitos de leitura dos concelhos de Carregal do Sal e de Nelas”;
  • Colaboração na programação do “Ciclo de Autor”;
  • Edição Bimestral do Boletim Informativo “O Lobo”;
  • Organização do PLASM: Prémio Literário Albertino dos Santos Matias;
  • Cooperação no “Elos: Festival Literário de Nelas”;
  • Organização da “Banda de Livros” no âmbito de outras atividades da FLL;
  • Coprodução dos “Leitores do Fraque: cobradores de leitura”;
  • Promoção de vários espetáculos relacionados com o livro e a leitura.

Para conhecer e acompanhar o desenvolvimento das diferentes atividades consulte a AGENDA.