“Cara Metade” – Apresentação Final

Sessão de Cinema – Jardim Fundação Lapa do Lobo
Gapyear – Regulamento e Candidaturas 2013/2014
Sessão de Cinema – Jardim Fundação Lapa do Lobo
Gapyear – Regulamento e Candidaturas 2013/2014

Ao longo de seis dias, entre 8 e 13 de julho, 13 jovens entre os 12 e os 18 anos participaram em CARA METADE, uma Oficina de Teatro de Máscara, orientada pelo ator e encenador Gonçalo Fonseca.
Oriundos de Abrunhosa, Algerás, Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim, Carvalhal Redondo, Fiais da Telha, Lapa do Lobo, Nelas e Vila Ruiva, este grupo de jovens construiu em conjunto um exercício de teatro, partilhado com o público, no dia 13 de julho, no Jardim da Fundação Lapa do Lobo.
Esta Oficina de Teatro de Máscara foi programada na sequência das atividades que o PROJETO ALCATEIA – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo tem dirigido ao público jovem, em período de férias de Verão. Os objetivos desta Oficina foram: criar oportunidades de participação em processos de criação artística, promover o contacto com o teatro e a linguagem dramática, desenvolver competências criativas e proporcionar a descoberta da máscara como elemento de expressão e de comunicação.
A máscara tem atravessado festas, desfiles e rituais com a carga simbólica e mágica da transformação. No teatro, a máscara representa personagens e emoções, da comédia à tragédia. Esta oficina desenvolveu-se como um jogo de construção de identidades e de imaginários, a partir da descoberta do corpo como voz. O cinema mudo de Charlie Chaplin foi o universo inspirador: a música, a mímica e o humor.