Galeria de Exposições

Enquanto espaço da Fundação Lapa do Lobo dedicado a exposições por excelência, a Galeria de Exposições pretende servir propósitos culturais muito concretos. A organização de mostras diversas, promoção de artistas da região, cedência de espaço para organizações e eventos locais são alguns dos objetivos máximos deste espaço.

Uma vez inserida num meio maioritariamente rural e com pouca oferta cultural, a Galeria de Exposições tem vindo a apresentar uma programação heterogénea com propostas que passam pela música, pela pintura, escultura, fotografia e até artesanato regional. Atrair e sensibilizar todo o público, de variadas idades e características, tem sido um desafio constante com resultados bastante positivos.

Embora seja um espaço de exposições por excelência, tem ambições que ultrapassam a estanquicidade do espaço físico. Muitas das temáticas da programação são estudadas e complementadas com atividades diversas, sempre com o propósito de desmitificar o conceito elitista e distanciado por vezes inerente a estes espaços.

Exemplos concretos dessas atividades são as sessões de inauguração que se realizam antes de cada exposição, sessões essas abertas ao público em geral e sempre com a presença do artista de modo a gerar alguma proximidade, alguma intimidade e quebrar a barreira institucional artista-público.

Ligação a outras atividades da Fundação como o Projeto Alcateia (Serviço Educativo), alguns Cursos e Oficinas ou outras iniciativas como a "Lapa do Lobo Aldeia Cultural", o Congresso Científico “De Gibraltar aos Pirenéus, megalitismo, vida e morte na fachada atlântica peninsular”, etc.

Outro caso de sucesso é a participação das escolas, que sempre que visitam as exposições têm o acompanhamento gratuito de uma funcionária da Fundação, disponível para esclarecer dúvidas ou prestar informações sobre a exposição, e sempre que viável, do próprio autor.

Sempre que possível procura-se ainda aliar atividades de ar livre às temáticas expostas, como foi o caso do evento "Lapa do Lobo Aldeia Cultural" ou das contantes parcerias com a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo.

Com todas estas iniciativas distintas, a Galeria de Exposições pretende gradualmente adquirir um estatuto de espaço familiar aberto ao público, um local onde as pessoas possam aprender, descobrir ou simplesmente respirar arte.

Os desafios da Galeria de Exposições da Fundação Lapa do Lobo prendem-se com a constante busca pela originalidade e valor acrescentado da sua proposta. Para o ano de 2020 estão previstas já duas exposições originais, uma com uma vertente técnica em parceria com o Núcleo de Arquitetura da Universidade de Viseu, tendo como mote a preservação do património arquitetónico da região, e uma mostra original de aguarelas do artista Tiago Taron, técnica nunca antes apresentada neste espaço.

Consulte a programação da Galeria de Exposições em AGENDA.