Projeto Alcateia > Programação

• António Damásio
    Não somos máquinas de pensar, somos máquinas de sentir que pensam.
    António Damásio
Cá dentro, existe um mundo por e para descobrir. Há mais neurónios no nosso cérebro do que pessoas no nosso planeta! Cérebro, pensamento, corpo, emoções, aprendizagem, sentidos, consciência, memória, decisão, criatividade… Parece uma máquina em constante movimento e crescimento.

A programação do Projeto Alcateia para 2020 anda à procura de perceber melhor como tudo isto funciona, através de propostas que cruzam arte, filosofia e ciência. A fé é racional? A poesia inspira? O nosso corpo é um alfabeto? Todos gostamos de mistérios? Porque é que temos medo da morte? O que é uma ideia feita? Quando paramos de crescer? As crianças pensam de maneira diferente? A música faz-nos viajar no tempo? A bondade treina-se? Todos temos uma voz própria e única? Como imaginamos? E sonhamos?.

As perguntas nunca faltam, porque estamos sempre a aprender. E aprendemos com teatro, música, cinema, literatura, ilustração… E curiosidade! Este é mais um ano para viver experiências e construir memórias, em verdadeiros laboratórios de sentir, pensar e criar.

Objetivos Específicos

• Privilegiar o acesso a propostas que desafiem a experimentação, como o formato de oficina;
  • Apostar na interdisciplinaridade e no cruzamento de diferentes linguagens artísticas e/ou áreas do conhecimento;
  • Promover a reflexão e o debate em torno da importância de educar para pensar, de forma livre e autónoma;
  • Dar continuidade à oferta regular e diversificada para públicos distintos: escolas (todos os níveis de ensino), famílias, agentes educativos, crianças/jovens e outros públicos ocasionais.

Atividades

Para conhecer as atividades do Projeto Alcateia 2020 consulte a respetiva AGENDA