Projeto Alcateia > Programação

  • Afonso Cruz
    Percebi que estava cada vez mais inutilista e que pensava em coisas só pela beleza… (…) Por isso, jamais deixarei de me sentar ao seu lado, com metáforas na garganta, a trocar inutilidades. Tenho milhas a percorrer antes de dormir.
    Afonso Cruz
    in “Vamos comprar um Poeta”
O filósofo alemão Friedrich von Schiller afirmava que “é pela beleza que chegamos à liberdade”, pressupondo uma relação entre estética e ética. Para Platão, o Belo seria a realização efetiva do Bem. O pedagogo Paulo Freire escreveu que “a educação é (…) um ato político, ético e estético”. Também na prática da educação estética e artística, a compreensão do Belo potencia experiências no plano das ideias, das emoções e dos valores. É desta forma que se torna possível refletir, agir e transformar, em consciência, a realidade e a nossa relação com ela.

A ação do Projeto Alcateia baseia-se neste encontro entre a dimensão estética e a dimensão ética das atividades e dos projetos pensados para cada público-alvo. E a programação para o ano de 2019 foi particularmente inspirada por esta ideia de Belo, um conceito normalmente abordado por associação ao ‘gosto’. Neste caso, ele é considerado na sua relação mais abrangente com o processo de conhecimento e desenvolvimento pessoal. Estas propostas são as que revelam pesquisas, formatos, conteúdos, linguagens e pessoas mais diversos, com opções estéticas tão pertinentes quanto diferentes.

O silêncio e a biodiversidade, os poetas e o quotidiano, a música e o marisco, o amor e os objetos, a memória e a matéria, a imaginação e o espaço, as imagens e a fantasia… Nesta programação, também a ciência se cruza com a poesia. E ambas com o Belo. Que o público se cruze com ele também, mesmo que seja num encontro de aparente inutilidade!

Objetivos Específicos

  • Proporcionar o acesso a objetos artísticos que sensibilizem para diferentes formas de Belo, no mundo e na vida;
  • Insistir na dinamização de alguns projetos nos diferentes estabelecimentos escolares, de modo a manter um conhecimento atualizado e uma proximidade regular com espaços, contextos e agentes;
  • Continuar a reforçar a colaboração com artistas e outros profissionais que possam criar e/ou desenvolver efetivas relações humanas e territoriais, a partir da intervenção do Projeto Alcateia junto dos respetivos públicos-alvo;
  • Dar continuidade à oferta regular e diversificada para públicos distintos: escolas (todos os níveis de ensino), famílias, agentes educativos, crianças/jovens e outros públicos ocasionais.

Atividades

Para conhecer as atividades do Projeto Alcateia 2019 consulte a respetiva AGENDA