Biblioteca > Prémio Literário

A Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo (BFLL) promove, numa periodicidade bienal, o Prémio Literário Albertino dos Santos Matias, reforçando o respeito e consideração de tão ilustre personalidade de âmbito internacional, com o objetivo de dar a conhecer o seu inestimável apreço por valores universais como a paz, igualdade, tolerância e dignidade humana. Crentes que há escritores bastante promissores, capazes de escrever um conto inspirados na vida e obra de Albertino dos Santos Matias e nos valores que lealmente defendia, este Prémio Literário é uma forma de divulgar e premiar a capacidade de escrita dos participantes, sendo também uma homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da Lapa do Lobo.

Albertino dos Santos Matias

Nasceu em 05 de Março de 1910, em Manaus (Brasil). Fez a Instrução Primária na Lapa do Lobo (Canas de Senhorim, Nelas), de onde era originária a sua família. Frequentou o Liceu e a Faculdade de Direito em Coimbra, tendo-se licenciado em Julho de 1932. Durante os seus estudos universitários, pertenceu a tertúlia literária conimbricense, colaborou numa revista de cinema da época e foi guarda-redes do grupo de futebol da Associação Académica de Coimbra.

Depois de se ter casado em janeiro de 1935 em Santa Comba (Vila Nova de Foz Côa), de onde era originária a família de sua mulher, fixou residência na Mêda, onde exerceu o notariado e a advocacia. Exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal da Mêda de 1937 a 1941. Ficou aprovado no concurso, aberto em Agosto de 1943, de admissão ao Quadro Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde ingressou como Adido de Embaixada em fevereiro de 1945.

Como diplomata ocupou posteriormente os seguintes cargos : 1946 – 53 Cônsul de Portugal em Durban (África do Sul); 1954 – 56 Encarregado de Negócios na Embaixada de Portugal em Tóquio; 1956 – 58 Encarregado de Negócios na Embaixada de Portugal em Banguecoque; 1960 – 61 Encarregado de Negócios na Embaixada de Portugal em Dublin; 1962 – 65 Encarregado de Negócios na Embaixada de Portugal em Quito; 1967 – 73 Embaixador de Portugal em Karachi (e depois em Islamabad); 1973 – 75 Embaixador de Portugal em Atenas; 1975. Regressou definitivamente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Faleceu a 10 de Março de 1992.

É autor das obras - “China – de Confúcio a Mao Tsé-Tung”, editado pelas Publicações Europa-América, em 1967, “Desarmamento”, com edição de autor em 1970, e “A violência do mundo moderno”, editado pela Bertrand, em 1978.

Poderá consultar e requisitar estes livros na Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo.

1ª Edição – 2018

O vencedor da 1ª edição do Prémio Literário Albertino dos Santos Matias: melhor conto 2018 foi: “Procura-se”, de Catarina Almeida.

Revelador de uma criatividade narrativa associada quer à construção da intriga quer à segmentação dos vários momentos textuais, o conto “Procura-se”, de Catarina Almeida, busca ainda um diálogo original com o narratário. O narrador, omnisciente e irónico, atem-se não apenas ao relato da intriga, mas almeja também o estatuto de comentador tanto da realidade diegética como da realidade fora do texto, ousando comentar pensamentos do leitor ou ações que este possa ter desenvolvido. Este tratamento da voz do narrador é, talvez, o aspeto mais original da narrativa, que assenta numa construção que permite jogar com as expectativas do leitor e subjugá-lo inclusive a um tratamento irónico muito interessante. Produzido numa expressão linguística cuidada, com laivos de literariedade, e buscando uma perspetiva crítica na descrição da realidade, o conto “Procura-se” é um texto promissor que convida a autora a desenvolver as potencialidades da sua técnica de escrita.

Para além do vencedor, o Júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa a: “Um dia especial”, de José Filipe de Melo.

Como resultado desta 1ª edição, foi editado um livro com os seguintes contos:

• “Procura-se”, de Catarina Almeida
  • “Um dia especial”, de José Filipe de Melo
  • “Errar não é humano”, de Humberto Fonte
  • “Cinco dedos”, de Catarina Fonseca

2ª Edição – 2020

Consulte o regulamento da 2ª edição brevemente.