Biblioteca > Fundos e Edições

Fundos

Para além do Fundo Geral, a Biblioteca possui Fundos Especiais, fruto de doações de espólios particulares e institucionais.

Fundos

Fundo de História Local
O Fundo História Local é constituído por mais de meia centena de monografias sobre a região de Viseu, mais particularmente sobre os concelhos de Nelas e Carregal do Sal, a grande maioria editados pelas edilidades de ambos os concelhos.
Fundo Autores Locais
No Fundo Autores Locais pode-se encontrar as obras escritas pelos autores naturais dos concelhos de Nelas e Carregal do Sal. Aqui, encontramos livros das mais diversas classificações, de ficção e não ficção, onde se destacam as obras de poesia e prosa.
Fundo Esperanto
Apenas para consulta presencial, o Fundo Esperanto dispõe aos visitantes um espólio de mais de 70 livros em Esperanto. Foi doado à Fundação pelos familiares de Albertino dos Santos Matias, grande entusiasta do Esperanto, que entre 1977 e 1985 foi Presidente da Associação Portuguesa de Esperanto.

"O Esperanto
É a língua artificial mais falada no mundo. Foi uma ideia de Ludwik Lejzer Zamenhof, médico judeu. Zamenhof vivia em Białystok (Polónia, na época Império Russo), onde moravam muitos povos e se falavam muitas línguas, o que dificultava a compreensão, mesmo nas mais quotidianas situações. Esse facto motivou-o a criar uma língua auxiliar neutra, a fim de solucionar o problema. O médico publicou a versão inicial do idioma em 1887 com a intenção de criar uma língua de mais fácil aprendizagem e que servisse como língua franca internacional para toda a população mundial. O “Unua Libro”, escrito em russo, continha as 16 regras gramaticais, a pronúncia, alguns exercícios e um pequeno vocabulário. Logo depois, mais edições do “Unua Libro” foram lançadas em alemão, polaco e francês. O número de falantes cresceu rapidamente nas primeiras décadas, primordialmente no Império Russo e na Europa Oriental, depois na Europa Ocidental, nas Américas, na China e no Japão.
Atualmente, calcula-se que cerca de 2 milhões de pessoas falam Esperanto, em 115 países".

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto
Mais informações: www.esperanto.net/pt )

Fundo Natália Miranda
O Fundo Natália Miranda, oferecido pela própria autora, é um valioso conjunto de livros que pretendemos partilhar com a comunidade. Livros da célebre escritora natural de Canas de Senhorim, que vão desde a poesia aos manuais escolares, sem esquecer a prosa.

Fundo Albertino dos Santos Matias
O Fundo Albertino dos Santos Matias é um conjunto de livros da biblioteca pessoal do Diplomata, Cônsul e Embaixador, doado à Fundação pela família. Apenas para consulta presencial, os títulos deste fundo refletem o que foi a vida de Albertino dos Santos Matias, nascido em Manaus – Brasil, mas que viveu durante a infância e adolescência na Lapa do Lobo, de onde era originária a sua família.

Fundo Teses e Dissertações
O Fundo Teses e Dissertações é o espelho do percurso académico dos alunos que usufruem do Apoio Estudantil da Fundação. No final dos estudos superiores, muitos dos alunos apoiados pela Fundação oferecem à Biblioteca o trabalho final de curso, disponibilizando-o aos nossos utilizadores em regime de consulta presencial.

Edições

Desde o primeiro dia que a Fundação Lapa do Lobo, no âmbito da sua missão e objetivos, apoia, promove e divulga criações literárias, muitas delas editadas pela própria FLL, no contexto das suas iniciativas culturais. Outras são editadas pelos próprios autores, com o acompanhamento e apoio da Fundação, fruto de uma relação vincada numa identidade educativa e cultural comum.

A lista que se segue, que pode pesquisar no catálogo online da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo, é um pequeno exemplo demonstrativo da pegada cultural que a Fundação deixa no mundo editorial português.

Edições FLL - Monografias

• "De Gibraltar aos Pirenéus: Megalitísmo, Vida e Morte na Fachada Atlântica Peninsular"
  • "Entre Serras e Rios...e Sabores Antigos"
  • "Lapa do Lobo"