Fundação > Espaços

espaço1

Edifício Sede

A sede da Fundação Lapa do Lobo está instalada num edifício que se encontrava, quando adquirido, em adiantado estado de ruína.

Trata-se de uma construção típica da Beira Alta, fachada corrida com janelas alinhadas e portas de “loja” no rés-do-chão, provida de “mirantes” à frente e atrás, totalmente em granito. Supõe-se que se trata de um edifício construído na segunda metade do séc. XIX.

A intervenção realizada, sendo um projeto arrojado e modernista, não apaga no entanto os traços arquitetónicos fundamentais do edifício, mantendo as características básicas da arquitetura popular beirã.
O Edifício Sede da Fundação comporta:
  • Instalações Administrativas
  • Biblioteca e Espaço Cibernético
  • Galeria de Exposições
  • Auditório, para cerca de 90 pessoas
  • Pátio, para lazer e realização de eventos

Fachada Espaço Multiusos – PLaca identificatica do local

Figura1

Auditório Maria José Cunha

O porquê de um nome…

Maria José Antunes da Cunha nasceu na Lapa do Lobo em 2 de agosto de 1898.
Casou com José Antunes da Cunha em 27 de abril de 1920.
Foi para Angola em 1921, tendo regressado definitivamente a Portugal em 25 de junho de 1939.
Foi em vida mãe de 5 filhos, avó de 18 netos e bisavó de 23 bisnetos.

Senhora de permanente atividade, sempre conciliadora, cuidadosa com tudo e com todos, granjeou ao longo de toda a sua vida grandes amizades e afetos. Foi sem dúvida uma ilustre lapense, sendo de realçar a sua grande generosidade e a sua enorme capacidade para amar.

Faleceu com 97 anos na sua terra natalícia de que sempre tanto gostou, em 1995.