Fundação > Apresentação

A Fundação Lapa do Lobo (FLL) é uma entidade privada sem fins lucrativos com objetivos fundamentalmente culturais, educativos e de preservação do património. A sua área de influência centra-se, em primeiro lugar, na população e no património da Lapa do Lobo, abrangendo genericamente os concelhos de Nelas e do Carregal do Sal.

Promove e dinamiza um conjunto de iniciativas, em exclusivo ou em parceria com outras entidades, e dá apoio a alguns projetos locais no âmbito da sua área de atuação, tendo em vista o desenvolvimento cultural das populações envolventes.

Constituída em 2007, iniciou a sua ação no âmbito da recuperação do património arquitetónico civil da aldeia e na concessão de apoios estudantis a jovens carenciados. Após a inauguração da sede, em 9 de outubro de 2010, foi possível alargar o leque de atividades, tornando-se num polo de desenvolvimento cultural e social da comunidade.

A sua oferta cultural e pedagógica pretende ser ampla e diversificada no que respeita a conteúdos e a públicos. Inclui a realização de exposições, ciclos de cinema, teatro, poesia, cursos e oficinas de artes e ofícios artesanais, educação musical, ginástica, seminários e workshops, para além de um programa educativo (Projeto Alcateia) em interligação com as escolas e com a Biblioteca da Fundação.

Trata-se de um projeto de serviço público, de base familiar, assente na forte ligação afetiva dos fundadores à aldeia do mesmo nome.