Cursos e Oficinas

A Fundação Lapa do Lobo promove regularmente vários Cursos e Oficinas tendo em vista a preservação e divulgação de artes e ofícios artesanais e a valorização cultural e educacional da população da Lapa do Lobo e dos concelhos de Nelas e do Carregal de Sal.

Abrangem áreas tão diversas como os bordados, a música, as artes plásticas, a informática ou a ginástica, procurando ir de encontro aos interesses e necessidades da comunidade, e são normalmente de acesso gratuito.

No caso das crianças e jovens representam um contributo para o seu desenvolvimento motor, intelectual e estético, através de uma oferta variada pouco comum no meio socioeconómico em que se inserem. No caso dos adultos constituem uma oportunidade de aperfeiçoamento ou aquisição de novas competências que poderão até, em alguns casos, vir a ser utilizadas como complemento do próprio rendimento familiar.

Alguns deles fazem parte da oferta permanente da Fundação desde o início da sua atividade e constituem, por opção, projetos de continuidade, como é o caso do “Atelier das Artes” e da “Escola de Música” destinados a crianças e jovens.

• Atelier das Artes” – facultando o conhecimento da utilização de diversas técnicas e materiais, promove o desenvolvimento e a capacidade de criação de arte. Pintura, escultura, desenho e modelagem são algumas das abordagens propostas.
  • Escola de Música” – através dos cursos de iniciação musical, de guitarra clássica e de violino assegura a formação de crianças e jovens que a partir de um certo nível de aprendizagem integram o “Grupo de Cordas” da Fundação Lapa do Lobo. Para além das três audições normais (Audição de Natal, de Páscoa e de Verão), o Grupo de Cordas colabora em vários momentos culturais da Fundação, sendo também solicitado para atuações externas.

De referir, também, a atenção especial que a Fundação tem vindo a dedicar ao ensino de Bordados, procurando divulgar e preservar esta forma de arte com tantas tradições na aldeia da Lapa do Lobo e na região.

A abertura de novos Cursos e Oficinas é divulgada através dos vários canais de comunicação da Fundação Lapa do Lobo. As inscrições são limitadas e a sua realização está sujeita a um número mínimo de participantes. Decorrem preferencialmente no Edifício Multifuncional da Fundação.

Alguns, pelas suas características e nível de frequência, funcionam regularmente durante todo o ano, como é o caso do Atelier das Artes e da Escola de Música.

Pode obter informações sobre os Cursos e Oficinas a decorrer ou já programados através de [email protected] ou diretamente na sede Fundação.

Cursos de Continuidade

• Atelier das Artes
    • Formadora: Lia Alvadia
    • Idade Mínima: 6 anos