Decorreu no dia 13 de setembro de 2014 na Fundação Lapa do Lobo, a Apresentação do Livro “Entre Serras e Rios e Sabores Antigos”, da Autoria de António Henriques.
António Henriques é um jovem natural de Canas de Senhorim, que terminou o curso profissional de cozinha e serviço de mesa, na Escola E.B.2,3/S Eng.º Dionísio A. Cunha – Canas de Senhorim no passado ano letivo.
Como trabalho de final de curso, resolveu fazer um livro que fosse baseado em receitas antigas da região, muitas delas esquecidas pelo tempo.
António Henriques, contou com a preciosa ajuda das Professoras Adélia Sousa e Fernanda Costa, que acarinharam o projeto tornando-se suas mentoras e o trouxeram ao conhecimento da Fundação Lapa do Lobo, que decidiu de imediato apoiar a publicação do mesmo.
O resultado deste trabalho, é este livro que sem pretensões, constitui apenas uma recolha de receitas, algumas perdidas no fundo da memória das nossas gentes que, ao serem publicadas, passarão a fazer parte do nosso património.
Foi perante um Auditório cheio de familiares, professores, amigos e até alguns elementos dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, corporação da qual o António também faz parte, que com bastante emoção e orgulho este livro foi apresentado.
No final, todos os presentes foram convidados a degustar algumas das receitas do livro, confeccionadas pelo António, com a ajuda de alguns dos seus colegas de curso, e da professora Fernanda Costa, havendo ainda lugar à execução no local, de uma receita de Migas Beirãs, que fizeram as delicias de todos os presentes.
Como habitualmente a Fundação Lapa do Lobo, cedeu os livros ao Autor, que será agora o único responsável pela sua venda.