ESPÍRITO FILOSÓFICO E LIBERDADE DE PENSAMENTO

Caminhada de Santo António
1ª Caminhada de Santo António
Caminhada de Santo António
1ª Caminhada de Santo António

No dia 6 de junho, aconteceu a última sessão do CLUBE DO PENSAR, um projeto-piloto do Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, orientado pela professora de filosofia Maria de Lurdes Campos.

Pensar bem para bem fazer, bem dizer e bem agir. Este é o conceito do Clube do Pensar, um projeto que procurou, e continuará a procurar, integrar o espírito filosófico e a educação para o pensar no quotidiano de crianças em início de escolaridade (1º Ciclo do Ensino Básico).

Matthew Lipman, uma referência incontornável na Filosofia para Crianças, escreveu que “Só os filósofos e os artistas se comprometem sistemática e profissionalmente em perpetuar o assombro, tão característico da experiência quotidiana da criança”.

Ao longo das sessões, foram trabalhadas competências de reflexão, discussão, interpretação, argumentação e crítica, a partir de temas, acontecimentos e atividades artísticas programadas pelo Serviço Educativo da FLL. O objetivo principal foi criar uma atmosfera lúdica propícia ao questionamento e à livre expressão do pensamento.

De facto, mesmo sem conhecerem os conceitos, as 11 crianças envolvidas no Clube problematizaram, de forma muito natural e dinâmica, questões relacionadas com Identidade, Liberdade, Justiça e Ética, entre outros.

O Projeto decorreu entre outubro de 2014 e junho de 2015, com regularidade semanal, com sessões em sala fechada e sessões abertas aos pais, no pátio e no jardim, com espetáculos sobre os afetos e percursos aristotélicos, com caixas de Pandora e caças ao tesouro… E terminou com um piquenique filosófico.