“M de poesia” na Fundação Lapa do Lobo
Meditação – Pensar o Corpo
“M de poesia” na Fundação Lapa do Lobo
Meditação – Pensar o Corpo

O silêncio ouve-se? Esta foi uma das questões discutidas na oficina de criação musical PRINCÍPIOS POLISphónicos, orientada por Filipe Lopes e programada pelo Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL, nos dias 21, 22, 23 e 24 de março, entre as 14h00 e as 18h00. Foram 15 participantes, com idades entre os 8 e os 15 anos, que experimentaram criar paisagens sonoras partilhadas.

Paisagem sonora é o nome que o compositor, pedagogo e ambientalista Murray Schafer deu à totalidade dos sons do meio ambiente, comparando-os a uma composição musical em permanente performance. Passos na rua, pássaros, porta a bater, vento, vozes ao longe, campainha, água a correr, sinos… Os sons do quotidiano foram matéria para esta oficina, que pretendeu sensibilizar para o valor da paisagem sonora, propondo um conjunto de ações para a criação musical com o ambiente sonoro: escuta, recolha sonora e composição musical. A partir da aplicação digital POLISphone, cada participante construiu, em grupo, um mapa sonoro original e pessoal, a partir de elementos que pertencem à paisagem sonora da aldeia.

Do pátio da FLL à capela de Santa Catarina, do jardim à fonte, do Terreiro das Almas ao Terreiro do Antunes, os participantes fizeram um percurso pela Lapa do Lobo, equipados de gravador, microfone e auscultadores, como verdadeiros caçadores de sons, ora contínuos, ora descontínuos, para que a memória sonora se preserve.

No final da oficina, os pais, familiares e amigos dos participantes foram convidados a assistir a um exercício público ao ar-livre, durante o qual puderam partilhar o processo de criação, do ponto de vista técnico e do ponto de vista artístico.

Os objetivos pedagógicos desta oficina foram: promover a expressão musical e sonora como recurso criativo; estimular competências expressivas e criativas; proporcionar a descoberta e a experimentação partilhada, em processos artísticos de criação e sensibilizar para a paisagem sonora: os lugares, as pessoas e os sons da aldeia.

Os sons, a música e o canto continuarão bem presentes, durante toda a Primavera, na programação do Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL. Shhhhh!