4.ª Edição Semana do Empreendedorismo da FLL

Audição de Verão – Iniciação Musical e Grupo de Cordas
Concerto Jazz e Blues – Big Band Santar
Entre os dias 4 e 9 de julho, decorreu a 4.ª Edição da Semana do Empreendedorismo Jovem da Fundação Lapa do Lobo.
Esta semana é organizada em parceria pela Equipa de Formadores da Daring Projet, constituída pela Lina Figueira e pelo Davis Gouveia, que coordenam os trabalhos ao longo da semana.
Durante a mesma, jovens alunos dos 11.º e 12.º Anos dos Agrupamentos de Escola de Nelas, Canas de Senhorim e Carregal do Sal, num total de 33 jovens, trabalham em equipa, adquirindo novas competências e melhorando os conhecimentos que possuem, através do uso de ferramentas que lhes são transmitidas pela equipa de formadores, elaboram um projeto ou ideia de negócio que vão ao longo de toda a semana trabalhando e melhorando até ao dia das apresentações finais.
Desde noções simples do que é ser empreendedor, apreenderem a encontrar soluções onde supostamente existem problemas, desenvolver capacidades individuais e em equipa, assumir compromissos, responsabilidades e tomas decisões, são apenas alguns exemplos do muito que se trabalha ao longo desta semana.
Os trabalhos diários são sempre organizados, de forma a realizarem sessões de trabalho, workshops, e as conversas com os empreendedores.
Todos os dias no final das sessões de trabalho, a Fundação Lapa do Lobo, convida um Empreendedor para vir junto destes jovens dar o seu testemunho, falar da sua experiência, do seu percurso pessoal e profissional.
No 1.º dia a nossa convidada foi Sandra Seabra Campos, médica dentista de Cabanas de Viriato, que é uma jovem empreendedora e que tem 2 projetos profissionais totalmente distintos na sua área de residência, e que deixou o seu testemunho importante.
No 2.º dia o nosso convidado foi João Olival, Engenheiro e empresário, que também apostou em criar e construir a sua empresa aqui na sua área de residência, mais concretamente em Canas de Senhorim.
No 3.º dia o nosso convidado foi o Chef Diogo Rocha, Chef distinguido com vários prémios com um percurso muito interessante e que trabalha atualmente num dos mais destacados restaurantes da Região, e com lugar de destaque a nível nacional, além de ser também ele um empresário.
Foram portanto 3 testemunhos que em comum têm o facto de terem decidido fixar-se e criar investimento na sua área de residência, mostrando que é possível ter sucesso apostando no interior.
No último dia das sessões de trabalho o nosso convidado foi Dr. Carlos Torres – empresário e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Lapa do Lobo.
Chegando ao fim a semana, foi então hora de mostrar o trabalho feito, e a Sessão Aberta ao público realizou-se no sábado dia 9 de julho.
Perante um Auditório lotado por muitos professores, familiares e amigos, cada uma das equipas subiu a palco apresentando o seu projeto e fazendo a sua defesa.
Estiveram todos muito bem, a opinião foi o mais positiva possível e o balanço desta trabalhosa semana não poderia ter sido melhor.
O público presente correspondeu, fazendo perguntas, sugestões aos projetos apresentados e a felicidade e sensação de dever cumprido era bem visível no rosto de todos estes 33 jovens.