KARAMÁZOV – da Literatura para o Teatro (ou da Obra para a Vida)
MUDAR O MUNDO A LER, A PENSAR E A DIZER
No dia 13 de dezembro, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, em parceria com o Cineclube de Viseu, apresentou mais um programa de cinema de animação, desta vez para todos os alunos do 6º Ano dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, de Carregal do Sal e de Nelas.
No total, foram 241 alunos e professores que assistiram a breves histórias em imagens, através da seleção de quatro filmes: “Floco de Neve”, de Natalia Chemysheva, “O Ouriço na Cidade”, de Evalds Lacis, “One Two Tree”, de Yulia Aronova e “A Suspeita”, de José Miguel Ribeiro. Este último é o filme de animação português mais premiado de sempre, com 26 prémios internacionais, incluindo o Cartoon d’Or.
Em “Histórias Curtas”, há desenhos que sentem, falam, andam e saltam! Desenhos a preto e branco ou desenhos a cores, que contam histórias, umas sérias e outras divertidas. “Histórias Curtas” reuniu histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Os filmes escolhidos tiveram em atenção as exigências perceptivas dos mais jovens espectadores, intensificando a experiência de ver e interpretar cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e estimulando competências críticas e criativas.
Os objetivos deste programa de cinema foram promover a literacia fílmica, sensibilizar para o cinema e a linguagem audiovisual, dar a conhecer diferentes recursos, processos e técnicas do cinema de animação, proporcionar o contacto com realizadores e estimular a reflexão e o debate em torno de temas pertinentes.
Na conversa final, partilharam-se interpretações sobre sonho e realidade, natureza e comportamento humano, fábulas e policiais, terminando com a ideia de que a aprendizagem está em todo o lado, até numa sala de cinema!