JÚLIO ISIDRO NA FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO
(A)RISCAR NA SALA DE AULA
Nos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL), em parceria com a organização não governamental Help Images, levou a Mostra do Filme Solidário “I LOVE 2 HELP” a todas as turmas dos 7º, 8º e 9º anos dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas.
No total, foram 729 alunos e professores que, ao longo de 14 sessões, assistiram a um conjunto de 13 filmes publicitários, de ficção e documentários, sobre temáticas humanitárias, sociais, ambientais e culturais. Estas imagens permitiram conhecer projetos e campanhas, que contribuem para a sensibilização e a participação mais ativa e solidária das sociedades, numa perspetiva local, nacional e global. Os filmes escolhidos promoveram alertas, tomadas de consciência, pedidos de apoio e responsabilidade social em geral. No final da Mostra, o público foi convidado a participar num debate, do qual resultaram interessantes partilhas e estimulantes confrontos de ideias, em torno de questões da vida e do mundo, que levaram os alunos a tomar posições e a argumentar opiniões.
A Help Images, que colabora com o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL há vários anos, é uma organização sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública desde Junho de 2008, cuja missão é promover a consciencialização social, cívica e ambiental das populações, através da produção de conteúdos de media dedicados. Ao promover a visibilidade das instituições de solidariedade social e os seus projetos junto das comunidades, associados e entidades financiadoras, a Help Images cumpre a sua missão – mostrar ao mundo aqueles que acreditam e trabalham para que a vida de todos seja melhor, mais feliz e mais completa.
Com esta proposta, particularmente dirigida a jovens entre os 12 e os 15 anos, estabeleceram-se como objetivos principais: promover a cidadania e a consciência social, sensibilizar para a importância de causas e projetos de solidariedade e de intervenção social, proporcionar espaços de aprendizagem mais livres e democráticos, estimular o debate e a reflexão sobre temáticas e problemáticas atuais e desenvolver o espírito crítico.