Residência Artística – Mini-Conferência para Miúdas e Miúdos Curiosos sobre Liberdade
Palestra – Referências menos conhecidas do universo queirosiano
Residência Artística – Mini-Conferência para Miúdas e Miúdos Curiosos sobre Liberdade
Palestra – Referências menos conhecidas do universo queirosiano

Para a primeira semana de férias de Páscoa, entre os dias 26 e 29 de março de 2018, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) propôs “Caçadores de Paisagens”, uma oficina de fotografia orientada por Duarte Belo e Cristina Nogueira. Esta proposta, dirigida a crianças e jovens entre os seis e os 15 anos, partiu da exposição “Lugares para Viagem”, de Duarte Belo, patente na Galeria da FLL. Concebida como mais uma possibilidade de percurso criativo, esta oficina assumiu-se também como uma ação de sensibilização, valorização e promoção do património e da paisagem.
Afinal, são urgentes os ‘caçadores de paisagens’, para que possam descobrir, conhecer, documentar… e até salvar (pelo menos, do esquecimento) florestas, edifícios, caminhos e outras presenças na natureza e no património que habitam a aldeia. Através da técnica de photovoice, os participantes desta oficina foram convidados a usar a fotografia como meio de autorreflexão e autoexpressão sobre identidade e memória, inspirados pelas paisagens interiores e exteriores. E, porque este é um projeto de inscrição territorial, o resultado foi uma instalação visual com formato de percurso com as imagens construídas por cada um. Como uma viagem a preto e branco ou a cores.
Os pais, familiares e amigos foram convidados a fazer este percurso pelos espaços da FLL, que terminou numa visita guiada por Duarte Belo à exposição “Lugares para Viagem”. Pelo caminho, ouviram-se também registos escritos sobre a experiência, pela voz dos participantes: “Nós fazemos a nossa paisagem”.