Há Música no Pátio – Brigada Victor Jara

Apoios Estudantis
NOISERV – Uma Palavra Começada Por N
Apoios Estudantis

A Fundação Lapa do Lobo, encerrou a sua actividade cultural antes de entrar em período de férias no passado dia 24 de Julho com um magnifico Concerto no Pátio com a Brigada Victor Jara.

A banda portuguesa criada em 1975 em Coimbra, começou como um grupo informal de jovens e tornou-se um dos mais duradouros e importantes projectos de música tradicional portuguesa.
Assim baptizados em memória do cantor chileno com o mesmo nome, morto pelos militares após o golpe de Pinochet, no Chile, em 1973. Ao longo dos anos, a Brigada recolheu músicas de todas as regiões portuguesas e os seus espectáculos reflectem esta diversidade da música tradicional.
Contam com muitas centenas os espectáculos realizados em Portugal e no estrangeiro, e o grupo mantém-se em actividade tendo lançado o seu mais recente disco, a colectânea Ó Brigada, em 2015.

Perante um publico muito entusiasta e conhecedor do trabalho da banda, o concerto teve um cariz muito intimista e de grande proximidade, dado que a grande parte dos seus elementos já tinha actuado por diversas vezes na Fundação, nomeadamente durante o Ciclo Tradicionalidades do Canto, da Dança e da Música que a Fundação organizou entre 2012 e 2013 com o apoio do Pedro Fonseca (grande apaixonado pela música tradicional portuguesa e que integrou o GEFAC) e que foi o grande interlocutor deste Ciclo.
Pedro juntou-se em palco aos restantes elementos da Brigada: Arnaldo Carvalho – Percussão, Aurélio Malva – Viola, Viola Braguesa, Bandolim, Gaita de Foles, Voz Solo, Catarina Moura – Voz Solo, José Tovim – Viola Baixo, Quiné Teles – Bateria
Luís Garção Nunes – Viola, Viola Beiroa, Cavaquinho, Manuel Rocha – Violino e Bandolim, Miguel Moita – Piano e Sintetizador,Rui Curto – Acordeão e Concertina, para tocar concertina e participar em 4 momentos do concerto.
Segundo ele, esperou mais de 40 anos para realizar este desejo.

Foi sem duvida uma excelente forma de encerrar a programação.
regressaremos em Setembro com mais “Música no Pátio”.

Texto: FLL
Fotos: Rui Pina