Apoios Estudantis
Serviço de Boleias

Entre os dias 12 e 23 de julho de 2021, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo (FLL) apresentou “Do Filme à Música”, uma oficina de criação artística dinamizada por António-Pedro (Companhia Caótica).

Durante duas semanas, os participantes (com idades entre os 7 e os 14 anos) puseram em prática algumas das noções fundamentais do cinema, da ideia original à montagem de um filme, assim como exploraram sonoridades e conceitos musicais para a banda-sonora. Depois da escrita do argumento, da rodagem e da montagem das imagens, o filme foi projetado com os sons e a música feitos ao vivo: um filme-concerto.

Com este formato de oficinas, o Projeto Alcateia pretende criar espaços de liberdade de expressão e de criação, promover novos recursos criativos, estimular competências expressivas e criativas e proporcionar a descoberta e a experimentação, em processos de criação artística.

Depois de mais de um ano sem oficinas de férias, devido à pandemia, a FLL acolheu de novo o entusiasmo, a curiosidade e a criatividade de crianças e jovens, que puderam partilhar um processo de criação coletivo e um resultado final muito aplaudido por familiares e amigos.