Concerto In. Dia | Duo Guitar
Programa de Residências Artísticas I – “Espanto”

Nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2022, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da FLL apresentou o filme-concerto AlgoRítmico, do colectivo Space Ensemble, no Centro Cultural de Carregal do Sal, espaço amavelmente cedido pela Câmara Municipal. O espetáculo, dirigido aos alunos do 2º CEB, contou com a presença de 367 alunos e professores dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas.

Neste programa, o Space Ensemble juntou duas linguagens universais – Música e Matemática – e mostrou como a relação entre as duas é uma fonte inesgotável de descoberta e inspiração. Por um lado, a Música é uma linguagem universal por ser, com o movimento, condição prévia de comunicação, socialização e humanidade. Por outro lado, a Matemática, base do conhecimento como ciência e aprendizagem, é também universal, por operar como poderosa ferramenta de modelação e manipulação da realidade.

O Space Ensemble construiu, assim, música a partir de números, em relação com os filmes de Norman McLaren e René Jodoin, repletos de composições animadas. A meio do concerto, o público foi ainda desafiado a criar em conjunto uma música, a partir de um jogo de dados, cujos resultados aleatórios definiam as notas e os tempos, improvisados por harpa, contrabaixo, saxofone, percussão, eletrónica, piano e ainda as palmas entusiasmadas da plateia.

No final, houve aplausos, assobios e até pedidos de encore, numa proposta artística e pedagógica, cujos objetivos foram: proporcionar o contacto com espetáculos que cruzam diferentes áreas do conhecimento (música, cinema, matemática); sensibilizar para o papel criativo e lúdico da matemática; estimular competências expressivas e criativas, através da interação no espetáculo; promover experiências de conhecimento e de espanto.