“VER COMO UM LOBO” de Centro de Investigação Tereomórfica – 3 de maio a 5 de outubro de 2025

Residência Artística da Fundação Lapa do Lobo: Cristina Gayoso e Marine Arradon apresentam “Mães não fazem filhas”
31/10/2025
Residência Artística da Fundação Lapa do Lobo: Cristina Gayoso e Marine Arradon apresentam “Mães não fazem filhas”

A exposição “Ver Como Um Lobo”, da autoria do Centro de Investigação Tereomórfica, foi inaugurada no dia 3 de maio na Galeria de Exposições da Fundação Lapa do Lobo.
Antes da exposição, Bruno Caracol, Pedro Primavera e Rita Barreira estiveram à conversa sobre a temática “Ver a Serra – Esconderijos, medições e armadilhas”.

Sinopse:

Ver como um lobo é uma investigação plástica em torno ao uso de partes do corpo dos lobos na medicina popular. Procurando formas contemporâneas de reprodução de material biológico.

Ver como um lobo consiste na reprodução de golas do lobo, traqueias de lobo secas, usadas para tratar uma doença do gado. A lobagueira ou mau ar de lobo era uma espécie de letargia que tomava conta do animal por convívio com vestígios do lobo, trazidos do monte com a palha com que se fazia a cama do gado.

Estes objetos integram uma instalação sonora, composta em colaboração com Laura Marques e gravada com o Quarteto TransmontaBrass na Academia de Artes de Chaves, bem como um ensaio fotográfico da autoria de Odair Monteiro.

O projeto incluí também uma publicação com textos de Bruno Caracol, Francisco Álvares, Margarida Mendes e Pedro Primavera, e fotografias de Odair Monteiro.