Dmitri ou o Pecado

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Dmitri ou o Pecado

6 Julho 2019 | 21:30

Depois de Ivan ou a Dúvida, a encenadora Sónia Barbosa volta ao seu projecto Karamázov para se centrar na figura de Dmitri Karamázov e na sua perspectiva explorada no romance de Fiódor Dostoiévski, Os Irmãos Karamázov.

Dmitri, o primeiro filho: passional, sensual, irascível, violento. Aquele que abertamente anuncia o seu desejo de matar o pai – será ele o parricida? Através de uma construção dramatúrgica baseada no trabalho com os actores, na obra literária do escritor russo e no cruzamento com outros materiais e conceitos, a peça lança questões sobre o desejo, o hedonismo, o erotismo e a sensualidade, o delírio, o prazer dos sentidos, a atracção pela crueldade e pela perversão, a perda de controlo, a perda de consciência – e a relação de tudo isto com o nosso mundo de hoje.

Se em Ivan ou a Dúvida, a dramaturgia e a encenação incidiram sobre a angústia do combate solitário e mortal entre um homem e a sua própria consciência, em Dmitri ou o Pecado serão o frenesim, o delírio, o arrebatamento e a passionalidade os motes que guiarão o processo de criação. Uma outra faceta de Dostoiévski, profundamente humana, retratada com a ampliação microscópica que lhe é habitual.

ENCENAÇÃO E DRAMATURGIA Sónia Barbosa INTERPRETAÇÃO Guilherme Gomes, Hugo Sovelas, João Miguel Mota, Sónia Teixeira e Susana C. Gaspar ESPAÇO CÉNICO E FIGURINOS Ana Limpinho DESENHO DE LUZ Cristóvão Cunha CONSULTORIA MUSICAL Ana Bento CONSULTORIA DRAMATÚRGICA Anabela Mendes PRODUÇÃO Ritual de Domingo Associação Artística COPRODUÇÃO Teatro Viriato APOIOS Fundação GDA, Fundação Lapa do Lobo. Município de Viseu, Associação Naco, Contraponto, Lugar Presente, Companhia Paulo Ribeiro, Escola Superior Educação Viseu, Freguesia de Viseu HORÁRIO 21h30 LOCAL Pátio da Fundação Lapa do Lobo

 

Detalhes

Data:
6 Julho 2019
Hora:
21:30
Categorias de Evento:
,