“Jazz d’Inverno” é a primeira edição de uma proposta artística intitulada “Sons d’Inverno”, que se pretende programar anualmente, oferecendo ao nosso público um fim-de-semana de iniciativas à volta de um género musical.
O Jazz é a primeira proposta, que inclui dois concertos e uma oficina de improvisação, com o regresso de Cláudia Franco e a estreia dos Djangoland no palco do Auditório Maria José Cunha.
O concerto de Cláudia Franco e Filipe Duarte dará início a este fim-de-semana de “Jazz d’Inverno”, que vai oferecer ao público um conjunto de iniciativas à volta deste género musical.
Cláudia Franco e Filipe Duarte escrevem música em português e rearranjam algumas das suas canções preferidas. Com fortes ligações ao Jazz e ao Fado, contam as suas histórias num estilo delicado e intimista.
Biografia
Cláudia Franco é cantora, compositora e professora. Em 2011 apresentou no Centro Cultural de Belém o seu primeiro álbum “Soul Dance” com Rui Caetano, e em 2019 apresentou no Festival de Música de Leiria o seu projeto original “Praia Verde”.
Foi solista convidada da Orquestra das Beiras para os concertos de Natal de 2019, 2020 e 2021, e é convidada especial regular do projeto “Jazz e Poesia” de Manuel Lourenço e Nicolau Santos. Em 2022, criou uma comunidade online/escola internacional – “Vocal Jazz Language” onde reúne e ajuda cantores de todo o mundo nas suas carreiras artísticas.
Em 2024 apresenta com Filipe Duarte o EP “E o céu o mar prolongava”. Recentemente regressado a Portugal, o guitarrista Filipe Duarte traz na bagagem dez anos de vida no estrangeiro. Estudou na JBjazz, em Lisboa, e foi bolseiro na New School for Jazz and Contemporary Music, em Nova Iorque. Foi nessa cidade que deu os seus primeiros passos como “band leader”, escrevendo música e tocando regularmente com o seu sexteto.
Mudou-se em seguida para Berlim, onde teve a oportunidade de tocar com alguns dos melhores músicos da cena europeia. Foi também na capital alemã que escreveu e gravou o seu primeiro álbum “Room in the Middle” (Shoebill Music), com os músicos Gregor Ftičar, Mathias Ruppnig, Simon Quinn e Carlos Bica. Filipe foca-se maioritariamente nas suas composições originais, que são o resultado de uma mistura quase infindável de influências. A sua música é introspetiva mas envolvente, arrojada e por vezes complexa, mas sempre com foco na melodia.
Cláudia Franco e Filipe Duarte escrevem música em português e rearranjam algumas das suas canções preferidas. Com fortes ligações ao Jazz e ao Fado, contam as suas histórias num estilo delicado e intimista.
Público-Alvo Todos os públicos Horário 21h30 Duração 60 minutos Lotação 80 lugares Local Auditório Maria José Cunha, FLL