2.ª Conferência Activa – “O Museu do automóvel como agente promotor do Interior”

Projeto Fotográfico “Lapa do Lobo”
Espetáculo Musical – ContraCanto
Projeto Fotográfico “Lapa do Lobo”
Espetáculo Musical – ContraCanto

A Fundação Lapa do Lobo em parceria com a Civilização Activa, realizaram no dia 15 de setembro a 2.ª Conferência Activa subordinada ao tema: “O Museu do Automóvel como agente promotor do Interior”. Presentes estiveram os diretores dos 3 Museus envolvidos, a saber, Dr. Tiago Patrício Gouveia – Museu do Caramulo, Dr. Fernando Taborda – Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, Dr. Luís Pérez – Museo de la Automocíon de Salamanca, que constituíram o painel de oradores, presente também neste painel o Dr. Carlos Torres – Presidente da Fundação Lapa do Lobo, também ele um entusiasta do colecionismo de miniaturas
Automóveis, concretamente VW Carocha.
Esta conferência foi moderada pelo Dr. Luís Celínio – Presidente do Clube Escape Livre.
Durante a conferência foram abordados diversos temas relacionados com as diferentes realidades de cada um destes Museus, e a forma como cada um deles de diferentes maneiras contribui para o desenvolvimento e promoção das regiões onde estão inseridos.
Após esta conferência, realizou-se a inauguração oficial da Exposição: “ Mundo Automóvel – uma estrada para o futuro”, na Galeria da Fundação. Nesta Exposição estão patentes alguns exemplares da coleção particular do Dr. Carlos Torres, parte do espólio de miniaturas automóveis do Museu de Gouveia, 3 quadros alusivos ao tema do Museu do Caramulo, e algumas peças emblemáticas do Museu de Salamanca.
Neste evento a Civilização Activa apresentou o projeto artístico “1948”. Este projeto foi desenvolvido por Carlos Pina, Filipa Pais e Patrícia Brás, alunos do Curso de Arte, Design e Multimédia do Instituto Politécnico de Viseu. Com base numa fotografia de Luís Miguel Costa, recolhida na rampa “Espirito do Caramulo” em Maio de 2013, estes alunos desenvolveram o projeto artístico inspirados no movimento Pop Art da década de 50, que dia 9 de novembro será entregue ao Museu do Caramulo, para fazer parte do seu espolio. Esta exposição pode ser visitada até ao dia 9 de novembro.

Algumas destas fotos foram gentilmente cedidas pela Civilização Activa.