O Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo, coordenado pela Dr a. Ana Lúcia Figueiredo, e do qual faz parte integrante a Biblioteca da Fundação, cuja coordenação está a cargo do Dr. Rui Fonte, levou a cabo entre os dias 11 e 21 de setembro, uma Oficina e Passatempo de Curtas Metragens – “Grandes Obras – Grandes Curtas”.
Durante estes dias e em horário pós-laboral um grupo de 10 participantes, integraram uma formação coordenada por José Cunha – Realizador na empresa Go-To, José Cunha, conta com mais de 3 décadas de experiência na área da realização. Esta formação contou também com a coordenação de Rui Fonte, pois o tema atribuído a cada uma dos participantes, foi selecionado através de vários textos e imagens de obras pertencentes à Biblioteca da Fundação. Esta oficina contou ainda com a participação de um jovem de 13 anos, que por incompatibilidade de idade não pode inscrever-se, mas assistiu à mesma, apresentando no final uma curta metragem alusiva ao trabalho desenvolvido durante esta oficina e que lhe valeu a atribuição de uma Menção Honrosa. A apresentação final das curtas, aconteceu na tarde de domingo dia 22 de setembro, contando o Auditório da Fundação com casa cheia, muitos familiares e amigos dos participantes fizeram questão de assistir ao resultado desta formação. Foram assim apresentadas 9 curtas – “Passo a Passo” de Vasco Dias, “Ao compasso dessa máquina” de Filipa Pais, “O João Patolas” de Cristóvão Almiro, “Coreógrafo” de Rui Pina, “Somnium” de Rafael Cruz, “Ele, Ela e Ele” de António Loureiro, “Uma Curta mais curta que as curtas” de Lia Alvadia, “Tardes da Beira” de Luís Costa e “Avôs” de Bruno Lourenço, cada um dos seus autores falou da experiência desta oficina e do tema abordado. No final do visionamento das 9 curtas, e havendo atribuição de 2 prémios, o prémio votado pelo público e o prémio do júri composto por; José Cunha – Realizador, Francisco Rodrigo – Responsável pelo Cine Clube de Viseu, e Ana Lúcia Figueiredo – Coordenadora do Serviço Educativo da FLL, foi apresentado o resultado e chamados ao palco os vencedores, a quem foram atribuídos os prémios.
Foi vencedor do Prémio do Júri, Rafael Cruz, com a curta “Somnium” e o Prémio do Público foi para Rui Pina com a curta “Coreógrafo”.
No final o balanço foi muito positivo, os conhecimentos adquiridos e a partilha de experiências foi bastante realçada pelos participantes e por todos os que assistiram à apresentação final dos trabalhos