Sombras da Lapa do Lobo – Apresentação Final

FLL Gap Year 2013/2014 – A aventura já começou
Castanhas e Prosas
FLL Gap Year 2013/2014 – A aventura já começou
Castanhas e Prosas

Ao longo de uma semana – de 4 a 9 de novembro -, 52 pessoas envolveram-se no processo de criação do Projeto SOMBRAS DA LAPA DO LOBO, sob a direção artística da companhia Teatro de Ferro.

Pela primeira vez, o PROJETO ALCATEIA – Serviço Educativo da FLL desafiou o Grupo de Cordas e o Ateliê das Artes da FLL, para uma experiência artística partilhada. Para além de 15 aprendizes de guitarra, 11 aprendizes de violino e 12 crianças e jovens do Ateliê das Artes, esta experiência contou ainda com a participação de 16 pessoas da comunidade, com origens tão variadas como Canas de Senhorim, Nelas, Aguieira, Carvalhal Redondo, Vale de Madeiros, Lapa do Lobo, Caldas da Felgueira, Oliveira do Conde e Penalva do Castelo.

Depois de um processo criativo intenso, que passou pela descoberta da linguagem de manipulação de formas, de objetos e do próprio corpo, os participantes partilharam um exercício final com o público, num percurso pela aldeia da Lapa do Lobo, contando com a presença de cerca de 200 pessoas.

Este projeto-espetáculo materializou-se na apresentação de sequências audiovisuais, acompanhadas ao vivo por guitarras e violinos, combinando diversas técnicas de manipulação e outras possibilidades na relação entre luz e sombra, imagem e som.

Janelas, portas e muros das casas foram transformados em ecrãs, habitados por imagens. Umas talvez tenham contado estórias, outras talvez não. Umas talvez parecessem incompreensíveis, mas só à primeira vista, outras reconhecemo-las imediatamente.

Este projeto de sombras na rua foi realizado, pela primeira vez, em setembro de 2012, no âmbito do FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto e do Festival Manobras no Porto. Depois da Lapa do Lobo, será apresentado também em Paris, no início de 2014.