Lançamento do livro “O Lobo da Lapa”

2ª Caminhada Lapa Saudável
ANDARALHOS
2ª Caminhada Lapa Saudável
ANDARALHOS

A tarde de sábado, 21 de junho de 2014, foi repleta de emoções e recordações no Auditório Maria José Cunha, na Fundação Lapa do Lobo.

O motivo foi a apresentação do livro “O Lobo da Lapa” – uma obra desenvolvida pela própria população da Lapa do Lobo, que acedeu em massa ao convite feito pela Fundação para estar presente no lançamento da obra.

A tarde começou com a exibição de um curto filme, que introduziu e contextualizou o livro, abordando a lenda do lobo que se refugiava na lapa de Santa Catarina, protegendo os rebanhos dos outros lobos. Lenda que foi o mote de toda a história do livro.

Seguiu-se uma intervenção da Eng. Maria do Carmo Batalha que, em nome da Administração da Fundação Lapa do Lobo, agradeceu a todos os envolvidos e parabenizou todos os participantes no livro, quer os que escreveram, como os que facultaram fotografias.

Depois, foi a vez de Rui Fonte, coordenador da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo e coordenador deste projeto, partilhar algumas palavras e histórias com a ajuda de algumas pessoas, referências históricas da Lapa do Lobo. Falamos de Fernanda Costa, Salomão Fonseca, Ilda Fonseca, Clarinda Fonseca e José Joaquim Andrade. Todas estas pessoas contribuíram para a elaboração do livro através de entrevistas onde contaram histórias de uma Lapa antiga.

A terminar a apresentação, subiu ao palco Ricardo Silva, de apenas 10 anos, que discursou e emocionou todos os presentes com o seu discurso, demonstrando que o “Lobo da Lapa” é um livro para todas as gerações.

Depois de distribuído o livro por todos os presentes que participaram na elaboração do mesmo, houve tempo para um Dão de honra, que serviu também para se partilhar mais histórias e cantigas de outros tempos.