4.ª EDIÇÃO DO “PENSAR ALTO”
FESTA DA CRIANÇA
4.ª EDIÇÃO DO “PENSAR ALTO”
FESTA DA CRIANÇA

O espetáculo Opostos Bem-Dispostos, criação da coreógrafa Joana Providência e produção da ACE Teatro do Bolhão, do Porto, foi apresentado pelo PROJETO ALCATEIA – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo nos dias 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de maio.

Ao longo de uma semana, foram cerca de 1000 os alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, dos Agrupamentos de Escolas de Carregal do Sal, Canas de Senhorim e Nelas, que assistiram a Opostos Bem-Dispostos. No último dia, integrada na Festa da Criança, fez-se uma sessão especial para famílias, com música ao vivo.

Ele diz coisas tão magras, tão magras, que ela quase morre de fome ao ouvi-lo. Ela arregala, volta e meia, os olhos, ele responde com os olhos em bico. Se ele é meio alegre em tempo de tristeza, ela chora de riso até mais não. Ela encara sempre as coisas de frente, ele vê sempre as coisas pelo outro lado. Ele é assim e assado e ela não é nada disso. Enquanto ela anda facilmente de costas pela casa, ele mexe-se como se levasse a casa às costas. Enquanto ele procura não ser como ela, ela encontra forma de evitar ser como ele.” Com texto de Eugénio Roda e sonoplastia da Casa da Música, este espetáculo de teatro, música e magia pretende contribuir para a construção de um novo olhar face ao outro e ao diferente.

Entre momentos de humor e de amor, canções divertidas e discussões disparatadas, truques com jornais velhos e coelhos verdadeiros, não faltou espaço para a reflexão sobre o que somos e o que são os outros. Porque o teatro, como todas as artes, é também um lugar de intervenção pedagógica.

 IMG_0788