Tarde Cultural Fundação Lapa do Lobo
3.ª Semana do Empreendedorismo da Fundação Lapa do Lobo
Tarde Cultural Fundação Lapa do Lobo
3.ª Semana do Empreendedorismo da Fundação Lapa do Lobo

Nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da
Fundação Lapa do Lobo contou com a participação de um grupo de 20 jovens, com idades entre os 8 e os 15 anos, na Oficina de Fotografia CIANOTIPIA, orientada por Catarina Gonçalves e Tito Mouraz.
Numa altura em que o ato de fotografar se tornou um gesto demasiado rápido e fácil, interessou, nesta oficina, dar a conhecer técnicas que estiveram na génese da fotografia. A cianotipia é um processo químico de impressão fotográfica em tons azuis, baseado em sais de ferro e na ação da luz. A partir da exploração deste processo, descoberto em 1842 pelo cientista e astrónomo inglês Sir John Herschel, os participantes dirigiram o olhar para rostos, objetos e paisagens à sua volta. No final, resultaram imagens pessoais, sobre lugares, rostos e afetos, pacientemente revelados em papel de aguarela e tecido.
Os objetivos desta atividade foram sensibilizar para a linguagem visual e para o uso da imagem, estimular competências expressivas e criativas e proporcionar a descoberta e a experimentação em processos artísticos de criação. E, não menos importante, potenciar novas experiências e novos conhecimentos, ao ritmo do tão merecido período de férias de crianças e jovens da região.